Geral
Supremo decide que FGTS deve garantir correção pelo IPCA
Proposta não será aplicada a valores retroativos
Domingo, 16 Junho de 2024 - 17:50 | Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (12) que as contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não podem ser corrigidas somente pela Taxa Referencial (TR), taxa com valor próximo de zero. Com a decisão, as contas deverão garantir correção real conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação no país. 

A nova forma de correção vale para novos depósitos a partir da decisão do Supremo e não será aplicada a valores retroativos.
Pela deliberação dos ministros, fica mantido o atual cálculo que determina a correção com juros de 3% ao ano, o acréscimo de distribuição de lucros do fundo, além da correção pela TR. A soma deve garantir a correção pelo IPCA.
Contudo, se o cálculo atual não alcançar o IPCA, caberá ao Conselho Curador do FGTS estabelecer a forma de compensação. O índice acumulado nos últimos 12 meses é de 3,90%.
A proposta de cálculo foi sugerida ao STF pela Advocacia-Geral da União(AGU), órgão que representa o governo federal, após conciliação com centrais sindicais durante a tramitação do processo.
Entenda - O caso começou a ser julgado pelo Supremo a partir de uma ação protocolada em 2014 pelo partido Solidariedade. A legenda sustenta que a correção pela TR, com rendimento próximo de zero, por ano, não remunera adequadamente os correntistas, perdendo para a inflação real.
Criado em 1966 para substituir a garantia de estabilidade no emprego, o fundo funciona como uma poupança compulsória e proteção financeira contra o desemprego. No caso de dispensa sem justa causa, o empregado recebe o saldo do FGTS, mais multa de 40% sobre o montante.
Após a entrada da ação no STF, leis começaram a vigorar, e as contas passaram a ser corrigidas com juros de 3% ao ano, o acréscimo de distribuição de lucros do fundo, além da correção pela TR. No entanto, a correção continuou abaixo da inflação.
Últimas Notícias
- Calendário - 19:09 MPT-MS transfere feriado do Dia do Servidor Público para 31 de outubro
- Estelionato - 18:24 Golpista preso por fingir ser funcionário de empresa em Bataguassu
- Agropecuária - 18:19 Expogenética MS 2025 anuncia agenda oficial de leilões
- Prisão em flagrante - 17:49 Carro é recuperado rapidamente após furto e autor preso na capital
- Segurança Rodoviária - 17:40 Ministro das Relações Exteriores fará palestra em evento no Bioparque
- Aldeia Te'yikue - 17:32 Homem é preso por golpear mãe com foice
- Campo Grande - 17:00 Soldado morre com tiro de fuzil
- Saúde - 16:52 MS realiza mutirão de vacina nas escolas
- Procura-se - 16:30 Pai foragido é procurado
- Dourados - 16:19 Policlínica Cone Sul é inaugurada e reforça atendimento regional em Dourados

