Geral
Subsecretaria da Mulher e UEMS assinam acordo para projeto de extensão
Oficinas serão ampliadas para outros municípios do Estado
Domingo, 20 Junho de 2021 - 15:58 | Redação

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), assinaram nesta sexta-feira (18), acordo de cooperação técnica com o objetivo de consolidar a parceria entre as partes na execução do projeto de extensão “Educação em Direitos Humanos das Mulheres”.
As oficinas, que inicialmente seriam ministradas apenas para gestoras municipais e profissionais da rede de enfrentamento à violência dos municípios que integram o programa MS Fronteiras, foi ampliado para atender outros municípios interessados, fazendo com que a informação chegue a um número maior de mulheres.
"A parceria com a UEMS, para realização deste projeto de extensão vem fortalecer as ações estratégicas da SPPM, reforçando a mensagem de mulheres como sujeitos de direitos, partindo da premissa que conhecimento empodera e que precisamos conhecer nossos direitos para podermos exercê-los”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres Luciana Azambuja.
“O respeito aos direitos humanos das mulheres é essencial para a garantia da nossa cidadania, e falar sobre educação em direitos humanos envolvendo temas como liberdade de opinião e expressão, gênero e sexualidade, parto humanizado e participação das mulheres na política, abordando os direitos humanos das mulheres nas suas diferentes especificidades, como indígenas, negras, quilombolas, rurais, ribeirinhas, é olhar por todas as nossas cidadãs sul-mato-grossenses. Em uma segunda etapa do projeto, estão previstas viagens aos municípios, para ouvir essas mulheres em seus territórios de cidadania, ampliando o debate, conclui a Subsecretária.
As capacitações estão sob a coordenação da Professora Drª. Marinete Rodrigues da Unidade de Amambai da UEMS.
"Para a UEMS é uma honra somar esforços junto à Secretaria de Cidadania e Cultura, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, no desenvolvimento desse projeto tão importante para a educação nos direitos da mulher em vários municípios do Estado. Fico muito feliz desse projeto estar sendo realizado junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com essa temática, com essa preocupação e tendo amplitude de atuar praticamente em todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de capacitar os gestores públicos nesta temática tão importante do mundo atual. Nós ficamos felizes e toda nossa estrutura para trabalhar em oficinas, em desenvolvimento de material didático, nessa temática está à disposição para a sociedade sul-mato-grossense", pontua o Prof. Dr. Laércio de Carvalho, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
O projeto que já está em execução terá como tema do próximo módulo: Direitos Humanos das Mulheres Negras e Quilombolas, e será realizado nos dias 22 e 24 de junho. Na ocasião o Secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, secretaria a qual a SPPM é vinculada destacou.
“Firmar parcerias para constituir ações multiplicadoras para propagar o conhecimento acerca dos direitos das mulheres é fundamental. Vivemos em um dos estados com os maiores índices de violência e a educação é uma ferramenta imprescindível para construirmos uma sociedade melhor para todos. Com certeza colheremos bons frutos dessas oficinas de formação.”
Acesse aqui o cronograma do Projeto de Extensão sobre Educação em Direitos Humanos das Mulheres.
Faça aqui sua inscrição.
Mais informações: [email protected] e [email protected]
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores