Geral
Setor de transportes lidera alta de preços em março na Capital
Aumento foi impulsionado pelo preço dos combustíveis; inflação geral fechou o mês com alta de 0,68%
Terça-feira, 11 Abril de 2023 - 20:10 | Victória de Oliveira
O setor de transportes lidera a alta da inflação em Campo Grande. É o que demonstra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, divulgado nesta terça-feira, 11 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento do preço dos combustíveis é o maior impulsionador da alta.
Conforme a pesquisa, o principal destaque foi a gasolina, subitem com maior impacto individual no índice do mês. O etanol também subiu, enquanto o óleo diesel continuou em queda. No mesmo setor, as tarifas de ônibus urbano da Capital também auxiliaram no aumento da inflação, em contramão às passagens aéreas, que decaíram os preços.
O setor é seguido pelo vestuário, que registrou alta de 1,28% no mês de março, especialmente no preço de calçados e acessórios, e despesas pessoais, que apresentaram desaceleramento de 0,57% em março ante fevereiro.
Quanto às quedas, os grupos de habitação, alimentação e bebidas, saúde e cuidados pessoais e artigos de residência impulsionam para baixo a inflação em Campo Grande. Segundo o IBGE, comer em casa ficou mais barato, enquanto refeições fora da residência continuam “salgadas” no paladar econômico dos campo-grandenses.
A nível geral, o IPCA de março foi de 0,68%,e ficou 0,14 ponto percentual acima da taxa de fevereiro (0,54%). No ano, o IPCA acumula alta de 1,64% e, nos últimos 12 meses, de 3,54%, abaixo dos 4,61% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2022, a variação havia sido de 1,73%.
O que é o IPCA - O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
Para a pesquisa do mês de março, foram comparados os preços coletados no período de 1º a 29 de março de 2023 com os preços vigentes no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023.
Últimas Notícias
- Agepen - 19:00 Encceja prisional tem aumento de 16,5% em relação a 2024 em MS
- Guardiã da Inocência - 18:36 Abusador é preso em flagrante durante operação em Rio Brilhante
- Ação conjunta - 18:18 Autores de furtos, tráfico de drogas e receptação são presos em Caarapó
- DEPCA - 17:52 Segurança é alvo de apreensão com material de abuso sexual infantil
- Escuta regional - 17:36 Tecnologia e integração marcam Escutas Regionais do MPMS em Costa Rica
- MPMS - 17:12 Ministério Público divulga Programa MPTea
- Nacional - 16:52 Base do governo chama ocupação do plenário da Câmara de 'chantagem'
- Educação - 16:35 MEC amplia prazo para pagamento de inscrição de Prova Nacional Docente
- Máscara Caída - 16:28 Operação prende golpista que praticava crimes em Dourados
- Campo Grande - 16:16 Câmara debate desafios para mães atípicas no mercado de trabalho