Geral
Sesc Cultura tem semana dedicada aos imigrantes e refugiados
No sábado, também haverá programação infantil com oficina artística
Terça-feira, 18 Outubro de 2022 - 12:52 | Redação

De 19 a 23 de outubro o Sesc Cultura, integrante do Sistema Comércio terá a Semana da Visibilidade – Povos Imigrantes e Refugiados, com espetáculos, danças, momentos de bate-papo e muito mais. No sábado, 22, também haverá programação infantil com oficina artística e narração de história em quadrinhos. A participação nas atividades é gratuita.
A Semana de Visibilidade é um projeto idealizado pela Esquina Americana Sesc MS em parceria com a Missão Diplomática dos EUA no Brasil, através do programa Espaços Americanos e se inicia no dia 19, quarta-feira, às 19 horas, com o Espetáculo “Barulho D´água”, da Companhia Nova de Teatro (SP). O evento acontece no Teatro Glauce Rocha e os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência, no local. A peça narra o drama de milhares de refugiados que, em sua maioria, morrem atravessando o mar Mediterrâneo. Com texto de Marco Martinelli, o espetáculo é dirigido por Carina Casuscelli.
Já no Sesc Cultura, dia 20, quinta-feira, às 19 horas, a Cia de Dança do Pantanal (Corumbá/MS) encena o espetáculo “Migrantes”. A encenação leva o público a refletir sobre quantas lutas épicas ou inglórias, calculadas ou precipitadas no seu fim, são feitos nossos gestos de acolhimento.
Sexta-feira, dia 21, tem a Mostra de Danças Árabes com apresentações de artistas solos e grupos de Campo Grande. Haverá participação especial da Associação Okinawa e apresentação da Cia el Farah/Fulô Espaço de Dança; Grupo Helwa (Espaço de Dança Suzana Leite); Isa Yasmin Cia de Dança e Hazine de Layla.

A Semana da Visibilidade se encerra no sábado, 22. Às 17 horas tem – bate-papo com a artista plástica e filha de imigrantes japoneses Áurea Katsuren sobre Restauração de Obras de Arte. Às 18 horas haverá a Performance “Contos de Fada”, com Alice Yura. Nesta, a artista permanece sentada de costas para o público com um longo vestido e nele se encontra uma escova de cabelo.
As pessoas que participam da ação, podem pegar a escova e pentear os cabelos dela enquanto conversam. O disparador da conversa é sobre terem ou não já tocado em um corpo de uma mulher transexual. Encerrando a programação especial, às 19 horas, haverá o bate-papo: "Imigração Japonesa e suas marcas na Literatura", com participação do escritor Henrique Komatsu (finalista do prêmio Jabuti 2020) e a professora pós-doutora Michele Eduarda Brasil de Sá, autora do livro A imigração japonesa no Amazonas à luz da Teoria das Relações Internacionais.
E a programação cultural da semana ainda vai contar com o Cine Sesc, no dia 20/10, às 19 horas, exibindo do drama francês “Josep”. A animação se passa em Fevereiro de 1939. Submerso pelo dilúvio de republicanos que fugiam da ditadura de Franco, o governo francês os levou para os campos. De Barcelona a Nova York, a verdadeira história de Josep Bartolí, militante anti-Franco e artista excepcional.

Infantil – O Sesc Arte para crianças terá às 15 horas de sábado a oficina “O poleiro das Aves”. A atividade é para crianças de a partir de 05 anos acompanhadas do responsável, com distribuição de ingressos meia hora antes. Para construir o poleiro, é preciso levar os seguintes materiais: 3 gravetos ou galhos secos, canetinha hidrocor, cola branca e tesoura sem ponta.
Às 16 horas tem a atividade “Splash, Smac, Bang - Narração de histórias em quadrinhos”, com Badaiá Arte. Será uma sessão de uma narração de histórias dos primeiros quadrinhos nacionais. Para garantir ainda mais ludicidade, o grupo leva placas com elementos que são próprios do universo dos quadrinhos e que, na apresentação, são usados para compor detalhes da história.
Serviço – Acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams . O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS.
Últimas Notícias
- MS Ativo - 18:08 Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
- Olímpiada de Matemática - 17:50 Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
- Investimentos no MS - 17:30 Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
- Rapidez em atendimentos - 17:10 Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
- Condenação - 16:50 Erro em laudo leva clínica e médico a indenizar gestante por danos morais
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro