Geral
Sesau mantém alerta para vírus respiratórios apesar de queda nos casos
Secretaria destaca importância da vacinação e dos cuidados ao tossir e espirrar para evitar novos surtos, mesmo com cenário estável em Campo Grande
Sexta-feira, 01 Agosto de 2025 - 12:19 | Welyson Lucas

Mesmo com a redução nos registros de doenças respiratórias em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça a necessidade de manter os cuidados preventivos. Conforme o boletim Infogripe, a tendência é de queda nos casos nas próximas seis semanas, mas o risco de contágio ainda é considerado alto.
Mais frequentes durante o inverno, os vírus respiratórios podem causar desde sintomas leves, como os de um resfriado comum, até quadros graves, como as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), que podem demandar internação e suporte hospitalar.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que a pandemia deixou importantes lições que ainda devem ser seguidas. “Aprendemos muito bem durante a pandemia e devemos manter o hábito da etiqueta respiratória: cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, além de usar máscara quando apresentamos sintomas respiratórios”, orienta.
Rosana atribui a atual estabilidade no número de casos aos esforços adotados desde abril, quando houve aumento expressivo de infecções, especialmente entre crianças e idosos. Entre as medidas adotadas está a ampliação da vacinação contra a Influenza, uma das estratégias para reduzir a circulação do vírus.
“No início, tivemos uma boa adesão da população em geral, mas ainda precisamos que os grupos prioritários busquem a vacinação. Essas pessoas são as mais vulneráveis”, alerta.
Atualmente, a cobertura vacinal em Campo Grande está em 50,9%, com cerca de 114 mil doses aplicadas no público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos e gestantes.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:37 Campo Grande no centro da Rota Bioceânica
- Campo Grande - 18:05 Vídeo: Paciente surta em busca de atendimento na UPA Universitário
- Violência doméstica - 17:48 Homem é preso por agredir companheira em um terreno em Bataguassu
- Campo Grande - 17:47 Vídeo: Carros colidem em poste de posto de combustíveis
- Meio Ambiente - 17:00 Dia Mundial da Limpeza: Bioparque terá coleta de lixo eletrônico e ações especiais
- Polícia Federal - 16:47 Operação Mercúrio desmantela em esquema de contrabando em Corumbá
- Dourados - 16:37 Prefeitura vai acionar operadora após falha no 192 do Samu
- PEC da Blindagem - 16:05 Câmara derruba voto secreto em PEC da Blindagem por falta de quórum
- MPMS - 15:42 Réu pega 13 anos por matar vizinho
- Economia - 15:30 Como a IA pode salvar sua profissão