Geral
SES entrega novos mamógrafos e realiza ações de prevenção ao câncer
Equipamentos e campanhas ampliam o acesso ao diagnóstico precoce em Mato Grosso do Sul
Sexta-feira, 10 Outubro de 2025 - 15:00 | Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) reforça as ações do Outubro Rosa com a entrega de novos mamógrafos a municípios do interior. O primeiro equipamento foi instalado em Coxim no dia 7 e, até quinta-feira (9), deverá chegar às cidades de Corumbá e Jardim. O investimento total é de R$ 3,84 milhões, destinado ao fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher e à detecção precoce do câncer de mama.
Os mamógrafos estão sendo instalados no Centro de Saúde da Mulher Dr. Nicolau Fragelli (Corumbá), na Policlínica Lourdes Fontoura (Coxim) e na Unidade Básica de Saúde Nestor Pereira (Jardim).
Ponta Porã também será contemplada com um novo equipamento, que funcionará no Núcleo Ampliado de Saúde Sonia Cintas, com investimento adicional de R$ 1,65 milhão.
“Essas entregas representam mais acesso e dignidade para as mulheres sul-mato-grossenses. Garantir o cuidado integral à saúde da mulher é uma prioridade da SES”, destaca a superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Congro.
Nas próximas semanas, a SES divulgará o Boletim Epidemiológico do Câncer de Mama, com dados atualizados sobre a incidência da doença em todas as regiões de saúde do Estado. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres sul-mato-grossenses, assim como ocorre no Brasil e no mundo, sendo também a principal causa de morte por câncer feminino.
A campanha do Outubro Rosa deste ano tem como slogan: “Prevenção é um ato de amor à vida”. A gerente de Atenção à Oncologia da SES, Michele Martins, reforça que o diagnóstico precoce é determinante.
“Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores são as chances de tratamento eficaz e de manutenção da qualidade de vida da paciente”, afirma Michele.
Vigilância para garantir diagnóstico seguro
A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária fiscaliza periodicamente 100% dos mamógrafos ativos no Estado, realizando verificações sanitárias, testes com simuladores (fantomas) e análise de laudos técnicos.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 50 serviços ativos de mamografia, entre públicos e privados, e quatro paralisados. A gerente de Serviços de Saúde, Aline Schio, ressalta que os novos aparelhos garantem resultados mais precisos.
“O monitoramento da qualidade da imagem assegura serviços seguros e de excelência em todo o Estado”, afirma Aline.
A fiscal de Vigilância Sanitária, Glauce Guimarães, destaca a importância do cuidado também por parte das pacientes:
“Recomendamos que, ao escolher um serviço para a realização da mamografia, a usuária verifique se a unidade possui licença sanitária vigente. Esse cuidado simples contribui significativamente para um diagnóstico preciso e confiável.”
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Turismo em Alta - 19:12 Turismo em MS cresce 92,6% e se destaca na maior feira da América Latina
- Justiça - 18:50 MPT condena concessionária ferroviária a cumprir 35 obrigações
- Despedida - 18:23 Gerente da Gazin que morreu na Capital será velado em Rio Brilhante
- Acidente na rodovia - 18:02 Vítima tem perna amputada após colisão de moto em caminhão na BR-060
- Sinalização viária - 17:47 "Pare" em local errado viraliza e MPMS apura irregularidades em Coxim
- Solidariedade - 17:38 Campanha Lenço Solidário mobiliza MS em apoio a pacientes com câncer
- "Culpa da cachaça" - 17:09 Marido culpa embriagez por golpear e matar esposa com facada no peito
- Decisão - 16:55 TRT-MS mantém validade de concurso público após parecer do MPT
- Clima - 16:50 Defesa Civil emite alerta amarelo de chuvas intensas para Campo Grande
- Mulher - 16:30 Capital recebe campanha 'Banco Vermelho' contra violência e feminicídio