• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Senai oferece vagas em quatro cursos técnicos no interior de MS

Quinta-feira, 31 Janeiro de 2019 - 16:08 | Redação


O Senai de Rio Verde está com matrículas abertas para 185 vagas em quatro cursos técnicos, sendo um deles oferecido em São Gabriel do Oeste.

Para a população de Rio Verde, os cursos disponibilizados são de técnico em segurança do trabalho e técnico em administração, ambos na modalidade presencial, e técnico em eletrotécnica e técnico em química, na modalidade EaD (Educação a Distância). Já em São Gabriel, o Senai oferece o curso de técnico em segurança do trabalho.

O curso técnico em segurança do trabalho prepara o profissional para atuar em ações de prevenção de acidentes nos processos produtivos, com auxílio de métodos e identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.

Segundo o gerente do Senai de Rio Verde, Roger Benites, há uma grande área de atuação para esse profissional na região. “Ele pode trabalhar em qualquer indústria, empresa ou como profissional autônomo. O técnico em segurança do trabalho é um profissional regulamentado, isto é, conforme a classificação e quantidade de empregados é exigência definida em norma técnica a contratação deste profissional”, afirmou.

O curso técnico em administração é direcionado para pessoas que buscam desenvolver o perfil empreendedor e para profissionais que buscam o aprimoramento constante e a qualificação para atuar com competência nos diversos setores empresariais, como planejamento estratégico, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, atividades financeiras e contábeis, planejamento da logística de recursos materiais, bens e serviços, gestão de processos e outros.

“O profissional habilitado neste curso poderá atuar em qualquer área da sociedade em que haja a necessidade de administração de um negócio, como indústrias, comércio, hospitais, fábricas, empresas do governo, escolas. Ou seja, é um campo de atuação muito extenso e com boas expectativas no mercado de trabalho”, destacou Roger Benites.

EaD - O curso técnico em química habilita o profissional a executar ensaios físico-químicos, participar do desenvolvimento de produtos e processos, definir ou reestruturar instalações industriais, supervisionar operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, em conformidade com normas de qualidade, de boas práticas de manufatura, de biossegurança e controle do meio-ambiente.

“Além disso, o profissional estará apto a interpretar manuais, bem como elaborar documentação técnica rotineira e registros legais. O campo de trabalho na região norte seriam, as usinas de açúcar, laboratórios de manipulação de remédios, industrias cerâmicas, indústrias frigoríficas entre outras”, reforçou o gerente do Senai de Rio Verde.

Já o curso técnico em eletrotécnica é voltado para quem deseja atuar na instalação, manutenção e projetos de sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, segurança, saúde e ambientais.

“É uma área com boas oportunidades de trabalho na região Norte do Estado, podendo trabalhar em qualquer indústria, comércio, concessionária de energia ou como profissional autônomo, na execução, em elaboração de projetos e documentação técnica, tanto na baixa e média tensão elétrica”, finalizou Roger Benites.

São Gabriel do Oeste - O Senai de Rio Verde ainda oferece em São Gabriel do Oeste o curso técnico em segurança do trabalho, que habilita o profissional a atuar em ações prevencionistas nos processos produtivos, com auxílio de métodos e identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho.

Matrículas - Os interessados devem fazer as matrículas na secretaria da unidade até 8 de fevereiro de 2019 e as aulas terão início no dia 14 de fevereiro 2019, sendo que a educação profissional técnica de nível médio é destinada a alunos matriculados ou egressos do Ensino Médio, que devem comprovar a escolaridade ou vínculo com instituição de ensino.

No ato da matricula, é necessário apresentar uma foto 3x4 recente, original e cópia da carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro do período de validade, ou Carteira Profissional, CPF ou Declaração da Receita Federal, título de eleitor quando maior de 18 anos, histórico escolar do Ensino Médio ou documento que comprove estar cursando a etapa tida como requisito para ingresso, comprovante de residência atualizado (caso não esteja no nome do candidato ou dos pais, o titular do documento deve emitir uma auto declaração), certificado de reservista, certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos).

Somente terá a matrícula confirmada no curso pretendido o candidato que tiver concluído ou comprovar estar regularmente matriculado no Ensino Médio e realizar o pagamento da primeira mensalidade do curso no período de três dias úteis posterior a data de matrícula. O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado no setor financeiro das unidades operacionais do Senai por meio de cartão de crédito ou débito ou em instituição bancária por meio de boleto bancário.

SIGA-NOS NO Google News