Geral
Seminário debate a situação dos quilombos no MS nesta sexta-feira
Evento será no auditório do Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande, até as 17h30
Sexta-feira, 18 Novembro de 2022 - 08:54 | Redação

Com o objetivo de promover a reflexão com uma perspectiva nas políticas públicas com foco nas comunidades quilombolas sul-mato-grossenses e dentro das atividades da Campanha Novembro Negro, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, realiza nesta sexta-feira (18), o I Seminário Estadual Quilombola de Mato Grosso do Sul.
O evento é realizado no auditório do Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande, até as 17h30. Aberto ao público em geral e conta uma programação formada por palestras, apresentações e culminará com a elaboração da Carta Quilombola de Mato Grosso do Sul.
Na ocasião serão apresentados os relatórios das atividades executadas durante o projeto MS Quilombola, que teve como objetivo realizar o mapeamento e diagnóstico da situação sociocultural em que vivem a população das 22 comunidades remanescentes de quilombo do Estado, visando à construção de políticas públicas específicas e eficazes.
“Esse será um grande momento para a política pública da promoção da igualdade racial. Além de apresentarmos o resultado o encontro nos possibilitará a discussão socioeconômica, ambiental e cultural dos quilombos, promovendo a transversalidade com as outras áreas, como por exemplo, meio ambiente, cultura, educação, saúde, assistência social, agricultura entre outras”, destaca a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.
A campanha Novembro Negro é realizada em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.
A programação da Campanha Novembro Negra está disponível no site www.secic.ms.gov.br e nas rede social da Subsecretaria @subracialms
Programação:
08h30 - Abertura Oficial
09h30 – Palestra: As políticas públicas quilombolas são efetivas?
11h – Almoço
13h – Apresentação MS Quilombola
15h – Intervalo
15h30 – Trabalho em Grupo
16h45 – Criação do grupo de trabalho para acompanhamento das políticas públicas nas comunidades quilombolas nas áreas do meio ambiente, agricultura familiar, cultura, educação, saúde, moradia, empreendedorismo e geração de renda.
17h- Apresentação da Carta Quilombolas de Mato Grosso do Sul
17h30 – Encerramento
SERVIÇO:
I Seminário Estadual Quilombola de Mato Grosso do Sul
Data: 18 de novembro de 2022
Horário: 08h às 17h30
Local: Auditório do Hotel Chácara do Lago
(Rua Bom Retiro, nº 1098, Campo Grande – MS)
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060