• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Segunda temporada do Café Sonoro começa dia 7 de Julho

O debate propõe temas relacionados a sonoridades

O Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena, formado por docentes da UFGD, UnB e UNIRIO irá realizar a segunda temporada do "Bate-papo Café Sonoro", todas às terças-feiras dos meses de julho e agosto, às 10h (horário de Brasilia), com a transmissão ao vivo pelo Instagram dos perfis de César Lignelli (UnB), Letícia Carvalho (UniRio), Marcos Chaves (UFGD) e Sulian Vieira (UnB).

No bate-papo serão abordados temas relacionados a sonoridades — palavra falada e cantada, música, sonoplastia e desenho acústico e, cena teatral, musical, circense, pedagógica —, programação pretende colaborar para o reconhecimento das potencialidades do campo amplo das sonoridades da cena e suas intersecções estéticas, políticas, históricas em sociedade.

A atividade de extensão tem o intuito de atrair artistas, pesquisadores e todas as pessoas interessadas nos temas propostos.

Após a transmissão ao vivo, o vídeo estará disponível para acesso no Canal Vocalidade & Cena do YouTube. O endereço para o canal, onde também estão disponíveis os episódios da primeira temporada, é: https://www.youtube.com/channel/UCEtZ7uLTapWKVQOJYnSIPew

Programação — 2ª Temporada:
07/07 - Marcos Chaves + Arami Marschner - Tema: Música Indígena (@marcoschaves)
14/07 - Letícia Carvalho + Natália Amoreira - Tema: Identidade Vocal (@leticiacarvalhogm)
21/07 - Cesar Lignelli + Tiago Mundim - Tema: Tecnologias e Treinamento Vocal (@cesarlignelli)
28/07 - Sulian Vieira + Diego Pizarro - Tema: Dimensões Somáticas da Voz (@sulianvieira)
04/08 - Marcos Chaves + Álvaro RosaCosta - Tema: Trilha Sonora Teatral (@marcoschaves)
11/08 - Letícia Carvalho + Maíra Martins - Tema: Ofício de Artista (@leticiacarvalhogm)
18/08 - Cesar Lignelli + Fernando Gutiérrez- Tema: Vozes Animadas (@cesarlignelli)
25/08 - Sulian Vieira + Yuri Fidelis - Tema: Vozes na Tragédia e no Horror (@sulianvieira)

Histórico
Pensado como uma ação experimental, o “Bate-Papo Café Sonoro” foi lançado, enquanto projeto, no dia 05 de maio de 2020. Daí seguiram oito encontros, sempre às terças-feiras pela manhã e em formato ao vivo (live) na plataforma Instagram, na busca de aproximar diálogos entre pesquisadores/as, artistas, e demais pessoas interessadas nas temáticas.

A primeira temporada recebeu André Paz, Luiza Borges, Gil Roberto, Meimei Bastos, Daniel Colin, Wladimir Pinheiro, Márcio Vieira e Kika Sena. No dia 30 de junho, no último episódio, encerrou-se o primeiro ciclo e anunciou-se a sequência da atividade de extensão.

O pensamento deste projeto passa pelo momento atual, onde o país está atento à pandemia e à propagação do novo coronavírus (COVID-19). Com a ação, os organizadores querem reverberar a todos/as: se puder, fique em casa.

Veja Também