• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Santuário lotado na Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira, 06 Março de 2019 - 18:39 | Redação


E mais uma vez o Carnaval terminou em cinzas. Na religião católica ungir a testa com borralho em toda quarta-feira posterior à festa popular mais conhecida e comemorada do Brasil é um costume milenar que segue simbolismos passados de geração a geração. Nesta Quarta-feira de Cinzas (06) milhares de fiéis passaram pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, para iniciarem os 40 dias de preparação para a Páscoa.

No catolicismo estar preparado para a chegada da Páscoa (ressurreição de Jesus Cristo) é essencial, cristãos devem estar livres de pecados e sãos de corpo e mente para presenciar o renascimento do Salvador e por isso passam por um processo de limpeza, mais conhecido como Quaresma, que antecede a maior festa do calendário litúrgico.

Tudo começa com a imposição das cinzas, este ritual demarca o ser humano penitente que reconhece suas fragilidades e tem o desejo de conversão.  A mudança acontece durante o itinerário de conversão, período de Quaresma, com a modificação de atitudes diárias que influenciam na experiência cotidiana do ser, assim todos estarão preparados para a renovação aguardada com a chegada da Páscoa.

Além da Liturgia Dominical a igreja indica três dimensões especiais a serem seguidas no tempo de Quaresma, a primeira delas é a oração, de acordo com o Padre Reginaldo o cristão deve rezar mais, tentar um contato especial com o sacramento e confessar. A segunda medida é desenvolver a caridade, como disse o sacerdote “aquele que reza está sensível a sentir a dor do outro e estender a mão para aquele que necessita”. A última e não menos importante ação é o jejum o que não significa simplesmente deixar de ingerir alimentos prediletos, mas também deixar de ter atitudes que machucam o próximo. “O jejum oferece a renovação espiritual, a renovação própria, proteção pessoal”, explica Reginaldo.

No santuário Estadual foram celebradas três missas nesta Quarta-feira de Cinzas e outras 18 novenas no intervalo de uma em uma hora a partir das 06h até as 23h. De acordo com o Padre Reginaldo a estimativa é de que pelo menos 25 mil pessoas passaram pelo templo cristão para receberem as cinzas da renovação. “A renovação não é um passe de mágica que vai acontecer de repente, ela deve ser preparada no cotidiano”. encerra o sacerdote.   

SIGA-NOS NO Google News