Geral
Santa Casa anuncia plano de contingenciamento contra o coronavírus
Quarta-feira, 11 Março de 2020 - 18:00 | Redação
A Santa Casa de Campo Grande, maior hospital do Centro-Oeste, divulgou na tarde desta quarta-feira, 11 de Março, as medidas que estão sendo adotadas diante do cenário mundial de transmissão do coronavírus.
As informações foram repassadas durante entrevista coletiva com a participação da médica Priscilla Alexandrino, coordenadora da infectologia e comissão de controle hospitalar da Santa Casa e de Fabiano Cançado, vice-diretor clínico do hospital.
A Organização Mundial da Saúde definiu a infestação do coronavírus como pandemia, considerando que o vírus já está presente nos cinco continentes. Diante do aumento do número de casos suspeitos em praticamente todos os estados do Brasil, a instituição de saúde está atualizando o plano de contingenciamento.
“Não sabemos como o vírus vai se comportar em nosso país, diante de um clima tropical e devido a esta incerteza a Santa Casa resolveu montar um comitê de contingenciamento do coronavírus”, destacou a doutora.
Todos os setores da instituição estarão integrados no combate e em minimizar os efeitos para a população. Com base nas descrições da OMS e instituições sanitárias, acredita-se, que haverá muitos casos leves. A letalidade tem atingido pessoas com a idade média a partir dos 60 anos.
As informações são de cerca de 40 casos confirmados no Brasil. A mudança significativa na orientação a população é de que não precisará mais ter estado em regiões endêmicas para que ocorra o contágio do vírus.
Na Santa Casa, está sendo realizado um plano de contingenciamento na adequação de insumos como medida preventiva diante de uma necessidade maior. Em outras palavras a prevenção é o método adotado pela instituição.
Dr. Fabiano Cançado, vice-diretor clínico, destacou que a compra dos insumos é um problema sério que tem que ser administrado pelas autoridades competentes, devido à alta nos valores de máscaras e álcool em gel, chegando a desaparecer do mercado. Entretanto a questão foi administrada pelo hospital que conta com estoque. “Temos em estoque para os nossos pacientes e para os nossos funcionários, estamos totalmente preparados caso a situação venha a se agravar”, complementou o vice-diretor.
Uma equipe está sendo preparada, com base na expectativa de um possível aumento significativo nos casos, capacitando profissionais da saúde e equipe administrativa, como seguranças e recepção. “ Uma rotina será montada para o profissional desenvolver com este paciente. Desde sua entrada, colocando uma máscara, encaminhando para o local do isolamento, imediatamente transferindo para os quartos que serão destinados especificamente para estes pacientes, tudo já foi planejado, inclusive CTI se for necessário para casos mais graves”, conclui a infectologista.
Últimas Notícias
- Habitação - 08:13 Pessoas com Microcefalia terão prioridade em programa habitacional
- Infraestrutura - 07:40 Viaduto deve ampliar tráfego
- Dourados - 07:21 Avô acusado de estupro contra netos é preso em Dourados
- Empregabilidade - 07:00 Ação de empregos tem foco em PCDs
- Charge - 06:47 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital