Geral
Samu Indígena registra tempo médio de 7 minutos para resposta
Serviço bilíngue que será piloto para as demais aldeias do Brasil atende maior reserva indígena urbana do País
Segunda-feira, 11 Agosto de 2025 - 14:23 | Redação

Inaugurado no último sábado (9), o Samu Indígena de Dourados iniciou suas atividades com tempo médio de resposta de 7 minutos, conforme informou o coordenador regional do serviço, médico Otávio Miguel Liston. No primeiro fim de semana de funcionamento, foram realizados seis atendimentos, três por dia, mantendo a média de ocorrências já registrada antes da implantação da base.
O novo tempo de deslocamento representa uma melhora significativa em relação ao cenário anterior, quando as equipes partiam da região central da cidade e levavam mais tempo para chegar às aldeias Jaguapiru e Bororó. Agora, com base própria na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, na Aldeia Jaguapiru, o atendimento ganhou agilidade e proximidade com a comunidade.
O serviço funciona 24 horas e conta com 14 profissionais, incluindo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Metade da equipe é formada por indígenas fluentes em português e guarani, o que facilita a comunicação e garante um atendimento culturalmente adequado.

A base do Samu 192 Indígena integra projeto piloto desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde e da Sesai, com apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Dourados.
Com mais de 18 mil moradores, Dourados tem a maior Reserva Indígena em área urbana no país, superando em população de 41 municípios de Mato Grosso do Sul. Para o prefeito Marçal Filho, o Samu Indígena representa um marco. “Dourados está saindo na frente ao oferecer um atendimento ágil e respeitoso às especificidades culturais da população indígena”, disse. Ele ressaltou que a base atual é provisória e que uma estrutura definitiva será construída futuramente.
Últimas Notícias
- A Fazenda - 09:26 Nizam Hayek é eliminado de A Fazenda 17, com 18,57% dos votos
- Dourados - 09:00 Homem morre em confronto com a PM
- Receita Federal - 08:47 Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
- Record TV - 08:32 A Rainha da Pérsia, da Record TV, vence em 2 categorias em premiação mundial
- Capital - 08:13 Obras no Trevo Imbirussu avançam
- Vagas - 08:00 Com 1.442 vagas em oferta, Funsat se aproxima da meta do emprega CG
- Douradina - 07:50 Pedestre morre após ser atropelado por veículo na MS-379
- Tráfego - 07:32 Agetran informa interdições desse final de semana na Capital
- Fronteira - 07:15 Identificado líder de assassinos de aluguel na fronteira
- Meio Ambiente - 07:00 Corredores ecológicos viram laboratórios da natureza em MS

