Geral
Robô ‘Da Vinci’ faz cirurgias bariátricas de alta complexidade na Capital
Centro de Cirurgia Robótica da unidade hospitalar alcançou a marca de 125 cirurgias em diversas áreas
Quarta-feira, 15 Outubro de 2025 - 10:39 | Redação

O Hospital Cassems de Campo Grande realizou, no último sábado (11), mais duas cirurgias robóticas de gastroplastia - procedimentos considerados de alta complexidade. As cirurgias foram conduzidas pelos cirurgiões do aparelho digestivo, James Câmara e César Conte, e acompanhados pelo cirurgião Eduardo Domene, referência nacional na área, que esteve na Capital para participar dos procedimentos.
Ao longo de um ano, o Robô ‘Da Vinci’ do Centro de Cirurgia Robótica da unidade hospitalar alcançou a marca de 125 cirurgias nas áreas de urologia, ginecologia e cirurgia do aparelho digestivo. O Hospital Cassems de Campo Grande é o primeiro em Mato Grosso do Sul a oferecer a tecnologia robótica.
O especialista em cirurgia do aparelho digestivo com mais de 3 mil cirurgias robóticas em seu histórico, Carlos Eduardo Domene, explica a evolução da prática médica. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ele contextualizou o uso da tecnologia. “A cirurgia robótica representa um progresso natural na evolução da medicina. A prática cirúrgica passou por uma fase minimamente invasiva e, atualmente, vivenciamos a era da cirurgia digital, onde a tecnologia e os recursos de software se integram aos instrumentos mecânicos”, afirma Domene.
Ainda de acordo com o especialista, a cirurgia digital, impulsionada pelo robô, oferece maior precisão, menor agressão, e uma recuperação mais rápida para o paciente, pavimentando o caminho para o futuro.
"A redução da incisão cirúrgica, de 20 cm para 1 cm, por exemplo, diminui significativamente a dor pós-operatória e, consequentemente, acelera a recuperação. Isso se traduz em menor agressão cirúrgica, menor mobilização de tecidos, menos sangramento, menor inflamação, menor risco de infecção e um retorno mais rápido ao trabalho. Esses benefícios são evidentes quando comparamos a cirurgia aberta com a laparoscópica e a robótica”, descreve o cirurgião.
Domene também comentou sobre a estrutura do Hospital Cassems de Campo Grande e reforça a importância da unidade hospitalar da Cassems trazer o serviço para Mato Grosso do Sul.
“O objetivo da medicina e da cirurgia é oferecer a melhor assistência para o ser humano, e a cirurgia robótica representa o que há de mais avançado em termos de resolução de problemas cirúrgicos. Portanto, a incorporação da cirurgia robótica em um hospital de excelência, como este, eleva o padrão de atendimento, aprimora as habilidades dos profissionais existentes, atrai cirurgiões de diferentes regiões do país. Essa tecnologia avançada deve estar acessível a todos", afirma Domene.
Para o médico especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo James Câmara, a tecnologia robótica consolida a postura inovadora e o investimento em tecnologia que caracteriza a Cassems, desde sua fundação.
“O Hospital Cassems de Campo Grande, em sua essência, destaca-se pela alta complexidade, inovação e tecnologia. A incorporação da cirurgia robótica alinha-se a esses valores. Ao introduzir a cirurgia robótica, o hospital se posiciona como pioneiro em Mato Grosso do Sul a oferecer essa tecnologia de ponta, já amplamente utilizada nos principais hospitais do país”, avalia Câmara.
O diretor administrativo do Hospital Cassems de Campo Grande, Alessandro Depieri, avalia que a vinda de profissionais, como o médico cirurgião Domene, garante melhores resultados para os beneficiários.
“Essa troca de experiências faz com que a qualidade prestada pelos cirurgiões locais seja cada vez maior, culminando com um desfecho assistencial muito melhor para os nossos beneficiários”, finaliza Depieri.
Últimas Notícias
- Ecomonia - 13:32 Com alta de 14,3%, MS lidera crescimento nacional no setor de serviços
- Animais - 13:09 Agendamentos on-line para castração
- Urbanismo - 12:15 Audiência Pública debate impacto de novo empreendimento no Monte Castelo
- Saúde - 11:50 Brasil recebe 1º lote de medicamento inovador para câncer de mama no SUS
- Educação - 11:35 Educar é resistir: ACP destaca o valor de ser professor em Campo Grande
- Saúde - 11:00 Corumbá reforça vacinação para atualização do calendário
- Solidariedade - 10:58 Bazar Solidário da Santa Casa
- Cassems - 10:39 Robô ‘Da Vinci’ faz cirurgias bariátricas de alta complexidade na Capital
- Esquema de propina - 10:11 Leiturista recebia R$ 8 mil por mês em propinas
- Abono Salarial - 09:55 Lote extra de R$ 1,5 bi do abono salarial será pago nesta quarta-feira