Geral
Reta final do vestibular: Sete dicas essenciais para manter o foco
Escritor Jules Payot defende que repetir ações disciplinadas diariamente é a chave para fortalecer a vontade
Domingo, 17 Agosto de 2025 - 13:00 | Redação

Com a chegada dos últimos meses para se prepararem para o ENEM e principais vestibulares do país, muitos estudantes enfrentam os maiores desafios do processo: manter a concentração e a constância diante do cansaço e da ansiedade. Nesse contexto, o clássico A Educação da Vontade, do educador Jules Payot, pode oferecer lições valiosas.
Publicado pelo Grupo Editorial Edipro, o livro parte da ideia de que a vontade, mais do que o talento, é o que diferencia os estudantes bem-sucedidos.
Confira, a seguir, sete dicas inspiradas na obra para atravessar os momentos finais de preparação com mais clareza e autocontrole.
1. Transformar o dever em hábito - Payot defende que repetir ações disciplinadas diariamente é a chave para fortalecer a vontade. É importante estabelecer horários fixos para estudar, mesmo que em blocos menores, e evitar depender da motivação. A constância vem da repetição, não da empolgação.
2. Bons exemplos - A convivência com colegas disciplinados, professores inspiradores ou até mesmo biografias de pessoas que venceram por esforço é, segundo o autor, um alimento moral. Na prática, vale buscar grupos de estudo, podcasts ou vídeos que reforcem bons comportamentos.
3. Eliminar tentações do ambiente - Segundo Payot, o impulso inicial da distração pode ser vencido pela ausência do estímulo. Antes de começar a estudar, é necessário desligar notificações, organizar o ambiente e deixar longe tudo aquilo que costuma desviar a atenção, como o celular ou redes sociais.
4. Não subestimar a força da preguiça - O educador trata a preguiça como uma força real, que precisa ser combatida com estratégias conscientes. Uma dica prática é começar com tarefas mais fáceis, ou revisar conteúdos já dominados. Dar o primeiro passo com leveza ajuda a manter o ritmo.
5. Cultivar o prazer do esforço - A vontade se fortalece quando o esforço é associado à realização pessoal. Relembrar os objetivos, como ingressar em uma universidade, seguir uma vocação, é um passo concreto na direção certa.
6. Trabalhar o autodomínio emocional - O estudante que se desespera diante de um erro ou resultado ruim tende a enfraquecer a própria vontade. Payot sugere o desenvolvimento da serenidade. É preciso encarar as falhas como parte do caminho e manter a regularidade, mesmo nos dias ruins.
7. Educar a vontade como se educa um músculo - A vontade é como um músculo, ou seja, quanto mais exercitada, mais forte fica. Estudar com disciplina nos momentos difíceis, resistir a impulsos passageiros e manter compromissos são formas de treiná-la. E quanto mais treinada, mais natural ela se torna.
Últimas Notícias
- Júri popular - 15:33 Casal é condenado pela morte de "Milão" em Mundo Novo
- Nacional - 15:10 Lei que amplia políticas sociais para crianças e adolescentes é sancionada
- Saúde - 14:56 MS fortalece alinhamento com agenda nacional de dados em saúde
- Bioparque Pantanal - 14:30 Projeto ganha espaço no museu do Bioparque Pantanal
- Saúde Pública - 14:15 Ação nos bairros combate o Aedes aegypti na Capital
- Estado crítico - 13:56 Pecuarista é multado em R$ 9,3 milhões por deixar gado passando fome
- Ministério da Saúde - 13:32 MS aprova parcerias para produção de medicamentos destinados ao SUS
- Promoção - 13:12 Pátio presenteia clientes com vale-compras
- Educação - 12:50 Pé-de-Meia: nascidos em maio e junho recebem 9ª parcela
- Economia - 12:19 Exportações de produtos industriais de MS alcançaram US$ 710,6 milhões

