Geral
Proposta institui rastreamento a pessoas com deficiência e risco de fuga
Pelo projeto, Estado fornecerá dispositivos de rastreamento, como localizador GPS ou similares
Quinta-feira, 17 Julho de 2025 - 13:50 | Redação

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 186/2025, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que institui o fornecimento, pelo Estado de Mato Grosso do Sul, de dispositivos de rastreamento a pessoas com deficiência que apresentem risco de desorientação espacial, fuga ou desaparecimento, e dá outras providências.
O Estado fornecerá dispositivos de rastreamento, como localizador GPS ou similares, às famílias de pessoas com deficiência que apresentem risco de desorientação espacial, fuga ou desaparecimento, com o objetivo de garantir maior segurança e monitoramento contínuo. O objetivo é promover a proteção, segurança e acompanhamento continuou de pessoas com deficiência cognitiva que apresentem risco de desorientação, fuga ou extravio.
São considerados pessoas com deficiência as diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (nível 2 ou 3 de suporte), doença de Alzheimer, síndrome de Down e outras condições neurológicas ou cognitivas reconhecidas por laudo médico, que comprometam as funções cognitivas e a orientação espacial.

Jamilson Name explica os motivos da elaboração de seu projeto de lei. “A presente proposição visa promover a segurança e o bem-estar de pessoas com deficiência que, em virtude de condições cognitivas específicas, apresentam risco elevado de desorientação espacial, fuga ou desaparecimento. muitas vezes, eles têm dificuldades em se comunicar, se localizar ou solicitar ajuda em situações de risco. Isso os torna especialmente vulneráveis ao se perderem em ambientes públicos ou mesmo em sua vizinhança”, justificou.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Política - 15:32 CPI apresenta relatório final na sexta
- Condenado - 15:17 Autor recebe pena de 14 anos após morte no Danúbio Azul em 2023
- Operação Whitney - 14:59 Grupo de atuação em tráfico e lavagem de dinheiro é alvo de ação da PF
- Economia - 14:32 Programa dá desconto na conta de luz
- Saúde Pública - 14:00 Cidade de MS sofre infestação de pernilongos
- Saúde Pública - 13:50 Samu Indígena completa um mês com 150 atendimentos, média de 5 por dia
- Solidariedade - 13:32 Asilo São João Bosco recebe doação de alimentos do Grupo Pereira
- Literatura - 13:19 Novo livro de Sérgio Cruz tem noite de autógrafos na Semana Farroupilha
- Educação - 12:18 Inep disponibiliza cadernos de provas do Enade Licenciaturas de 2024
- Charge - 12:00 Com 290 milhões de operações, Pix bate novo recorde de transações