Geral
Projeto reserva de vagas em estacionamentos a pessoas com fibromialgia
Pacientes poderão usar as vagas de estacionamento preferenciais destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência
Segunda-feira, 02 Junho de 2025 - 13:50 | Redação

Apresentado pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), o Projeto de Lei 135/2025 trata das reserva de vagas de estacionamento preferenciais para pessoas com fibromialgia nos estacionamentos públicos e privados do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
A matéria assegura às pessoas diagnosticadas com fibromialgia o direito de utilizar as vagas de estacionamento preferenciais destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência em todo o Estado.
Eles terão direito a carteira de identificação, que lhes garantirá a comprovação da condição de saúde perante órgãos públicos e privados; ao cartão de identificação veicular, a ser colocado de forma visível no painel do veículo, exclusivamente para fins de uso das vagas de estacionamento preferenciais; documentos que serão emitidos gratuitamente e poderão ser apresentados de forma digital ou impressa, conforme preferência.
Lia Nogueira destaca os motivos da apresentação a proposta em benefício de quem sofre com a fibromialgia em Mato Grosso do Sul. “O projeto tem como finalidade assegurar às pessoas diagnosticadas com fibromialgia o direito de utilizar vagas de estacionamento preferenciais destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica e generalizada, que pode ser acompanhada de fadiga intensa, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas, entre outros sintomas que comprometem severamente a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes”, justificou a deputada.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Malharia social - 15:57 Instituto Penal promove ressocialização com novas oficinas de corte e costura
- Saúde - 15:39 Sete erros que podem colocar a gravidez em risco e como evitá-los
- Universo rural - 15:00 Crianças da AACC/MS vivem experiência inesquecível na Fazendinha MS
- Educação - 14:50 Uma escola a cada 6 dias: Rede Estadual entregou 163 reformas desde 2023
- Meio Ambiente - 14:39 Cade suspende Moratória da Soja e organizações sociais reagem
- Condenação - 14:02 Réus pelo feminicídio de Maurília são condenados
- Insituições sociais - 13:47 Bazar solidário vende roupas de alto padrão por R$ 30,00 a peça
- MS Multiplica - 13:22 MS obtém reconhecimento nacional
- Justiça - 13:00 Justiça condena supermercado por constrangimento de cliente na Capital
- Pet - 12:43 Veterinário Francisco e protetoras independentes debatem saúde animal na Capital