Geral
Projeto prevê destruição de máquinas usadas em atividades criminosas
Proposta está em análise na Câmara dos Deputados
Sexta-feira, 18 Outubro de 2024 - 17:20 | Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 3193/24 prevê a destruição de máquinas utilizadas na fabricação de produtos falsificados ou destinados a atividades criminosas. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Pelo texto, qualquer maquinário usado em práticas criminosas e apreendido por forças de segurança deve ser destruído no prazo de dez dias úteis, após a realização de perícia. O projeto assegura, no entanto, o ressarcimento do valor ao proprietário caso não haja denúncia do Ministério Público ou a conduta não seja considerada crime após decisão final da Justiça.
Maquinas e equipamentos mantidas por pessoas ou empresas sem registro para a fabricação dos produtos ilegais devem ser, em qualquer caso, segundo o texto, obrigatoriamente destruídos de maneira que impeça sua reutilização ou recuperação.
“A destruição desses equipamentos elimina a possibilidade de sua recuperação por organizações criminosas, desestimulando a produção ilegal e promovendo o crescimento da arrecadação ao privilegiar o mercado regular”, argumenta o autor, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE).
Por fim, o texto permite a destinação de partes metálicas e componentes recicláveis das máquinas apreendidas a cooperativas de reciclagem regulamentadas, desde que essas partes não possam ser reutilizadas para a fabricação de novos equipamentos semelhantes.
Próximos passos
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Brasília - 19:09 Bolsonaro réu: saiba os próximos passos da ação no STF
- Estrutura - 18:39 Corumbá avalia condições do Museu de História do Pantanal
- Exclusiva - 18:00 Ana Hickmann e a coragem para recomeçar
- Adoção - 17:50 Curso sobre adoção tem inscrições abertas até sexta-feira
- Economia - 17:35 Curso de produção de salgados comerciais capacita famílias da APAE/CG
- Três Lagoas - 17:17 PROCON-TL divulga pesquisa de preços de ovos de Páscoa
- Saúde Pública - 16:39 MS abastece mais de 60% dos municípios com vacinas anti-Influenza
- Sejuvel - 16:17 Servidores que atuam com a juventude passam por oficina de saúde mental
- Tráfico de Drogas - 15:51 DOF apreende mais de 700 quilos de drogas que seguiam para Sidrolândia
- Campo Grande - 15:35 Polícia apreende mais de R$ 1,3 milhão em mercadorias contrabandeadas