Geral
Projeto institui Dia Estadual do Catador de Recicláveis em MS
Proposta começou a tramitar nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa de MS
Segunda-feira, 18 Julho de 2022 - 13:00 | Redação

Mato Grosso do Sul poderá instituir o Dia Estadual do Catador e Catadora de Materiais Recicláveis, a ser comemorado, anualmente, em 7 de junho. A data está prevista no Projeto de Lei 209/2022, protocolado nesta quinta-feira (14) pelo deputado Lucas de Lima (PDT). O objetivo é reconhecer a importância ambiental da atividade dos catadores.
O parlamentar afirma, na justificativa da proposta, que os catadores são responsáveis pela coleta seletiva e, por conseguinte, pelo processo de reaproveitamento e reciclagem de produtos descartados. Esses trabalhadores atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, gerando impacto na vida útil dos aterros sanitários.
A data escolhida, 7 de junho, corresponde ao dia da fundação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Conforme números informados na justificativa, existem aproximadamente 600 mil catadores.
O projeto deve ser lido na sessão ordinária do dia 2 de agosto. Depois de apresentado, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se for considerado constitucional, continuará tramitando, com votações das comissões de mérito e no plenário.
Últimas Notícias
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas
- Após dois dias - 15:55 Foragido que matou namorada à facadas é localizado pela polícia
- Aral Moreira - 15:41 Com destino ao Paraná, 130 celulares de descaminho são apreendidos
- Nova Andradina - 15:15 Ex-marido agride com socos, ameaça vítima e foge
- Rio Verde de Mato Grosso - 14:50 Furto a casa leva à criminoso com carro cheio de itens
- Educação - 14:32 Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem parcela de R$ 200
- Educação - 14:10 MEC publica edital do Prouni; inscrição começa nesta segunda-feira
- Campo Grande - 13:32 Com baixa temperatura, ponto de apoio no Parque Ayrton Senna é reativado