Geral
Projeto inclui mães atípicas no Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora
Texto em tramitação na ALEMS amplia benefício a mães que cuidam sozinhas de filhos com deficiência ou TEA
Sábado, 05 Abril de 2025 - 13:55 | Redação

Começou a tramitar nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 76/2025, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB). A proposta altera a Lei nº 6.388, de 24 de março de 2025, que institui o Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, para incluir mães atípicas solos entre as beneficiárias.
O projeto busca reconhecer a realidade de mulheres que exercem, de forma exclusiva, o cuidado de filhos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) ou outras condições que exigem acompanhamento especializado.
"Essas mães enfrentam desafios adicionais, como a dificuldade de conciliar maternidade e trabalho, acesso limitado ao mercado profissional e sobrecarga emocional e financeira. Ao ampliar o benefício, o Estado reforça seu compromisso com a equidade e a proteção social", afirmou Lia Nogueira.
A matéria propõe que as beneficiárias do Programa Mais Social atendam a pelo menos uma das seguintes condições: responsabilidade legal por crianças de até três anos e onze meses, impossibilidade de garantir um ambiente seguro para os filhos devido à falta de vagas em unidades escolares municipais, ou ser mãe atípica solo inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Últimas Notícias
- Colisão fatal - 18:31 Mãe e filha morrem em acidente
- Sidrolândia - 18:06 Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete
- Premiação - 17:52 Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
- Polícia - 17:39 Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
- CNH - 17:17 MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
- Saúde - 16:50 Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
- Acidente - 16:30 Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido
- Saúde - 16:16 Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
- Clima - 15:50 Alerta de tempestade na Capital vale até às 9h deste domingo
- Rede MS - 15:30 Rede 360 destaca Natal no Centro

