Geral
Projeto exige publicidade de ordem judicial excluindo conteúdo de rede social
Para relator, retirada de conteúdo deve ser absoluta exceção e com fortíssima justificativa
Quarta-feira, 04 Dezembro de 2024 - 18:12 | Agência Câmara

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece duas exigências para a ordem judicial que determine a indisponibilidade de conteúdo publicado em rede social ou a suspensão de perfil ou usuário sob argumentação de violação relacionada à liberdade de expressão: essa ordem deverá ser sempre motivada, com razões de fato e de direito que a sustentem, e pública, sob pena de nulidade.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), ao Projeto de Lei 1329/24, do deputado Alberto Fraga (PL-DF). O texto inclui a medida no Marco Civil da Internet.
“Espera-se que, com a publicização das razões e das justificações das ordens judiciais, eventuais abusos de poder possam ficar mais flagrantes”, afirmou o relator. “Situações em que algum conteúdo seja retirado das redes deve ser absoluta exceção e com fortíssima justificativa”, acrescentou.
O projeto também prevê que será nula a ordem judicial que determinar ou orientar o provedor de rede social a assumir como sua a responsabilidade para tornar indisponível conteúdo publicado ou pela suspensão de perfil ou usuário.
Próximos passos - A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Economia - 15:30 Como a IA pode salvar sua profissão
- MPMS - 15:30 Réu pega 13 anos por matar vizinho
- Meio ambiente - 15:02 MP apura uso de fogo sem licença ambiental em 35 hectares de área rural
- Positividade - 14:48 Jovens preparam atividades divertidas para evento de valorização da vida
- Arte - 14:36 Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- Política - 14:14 PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais
- Poder Judiciário - 13:47 Abertas inscrições para nova turma do curso de preparação à adoção em MS
- Saúde - 13:32 Caminhada 'Passos pela Vida' mobiliza Dourados em prol da doação de órgãos
- Oportunidades - 13:00 Novos cursos gratuitos para mulheres
- Oportunidades - 12:19 Prefeitura de Três Lagoas convoca profissionais de Apoio à Inclusão Escolar