Geral
Programa forma 238 alunos de 5 cidades para mercado de tecnologia em MS
Voucher Desenvolvedor oferece capacitação técnica gratuita e foco na empregabilidade
Terça-feira, 29 Julho de 2025 - 11:12 | Redação

Com capacitação técnica gratuita e foco na empregabilidade, 238 alunos de cinco municípios de Mato Grosso do Sul estão concluindo o Programa Voucher Desenvolvedor e prontos para atuar no setor de tecnologia. Os formandos são das turmas iniciadas em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
Somente na Capital, 177 alunos participaram da primeira cerimônia de formatura na semana passada no Centro de Convenções José Roberto Tadros.
O programa é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da SED, em parceria com o Senac e Sistema Comércio MS. Os alunos estão se formando no curso técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A iniciativa atende a uma demanda de mercado na área de tecnologia em Mato Grosso do Sul, que segue com alta taxa de empregabilidade. Dos 238 formandos, cerca de 30% já está contratado.

“Esse curso me deu um norte sobre o que eu poderia fazer na área de tecnologia. Me ajudou bastante a decidir o que quero para o meu futuro, que é continuar nessa área mesmo. Ele também foi essencial para o meu crescimento pessoal. Antes, eu era muito tímida, não conseguia falar com ninguém. Mas, com os projetos que tivemos que apresentar, assumi papel de liderança com meus colegas e isso me fez evoluir muito. Foi por causa desse curso que eu decidi fazer faculdade na área”, comenta Lorena de Lima Pinheiro, 19 anos, que já atua na área e viu no curso a chance de se encontrar profissionalmente.
Lorena hoje é colaboradora da Nota Control Tecnologia, uma das empresas parceiras do programa que abriu espaço para estágios e já efetivou dois alunos formados pelo Voucher Desenvolvedor.
"Apesar de termos várias faculdades na área de tecnologia, a demanda está crescendo em uma velocidade muito maior. A formação técnica, como a do Senac, vem para suprir essa urgência. Hoje temos muitas vagas abertas e dificuldade real de contratação, por falta de profissionais qualificados. O grande diferencial desse programa é justamente formar para o mercado, com foco na prática. Essa parceria entre Senac e Governo do Estado resgatou um tipo de formação que é essencial para o setor. Dois alunos do programa passaram pelo nosso estágio, mostraram competência, já estão efetivados e são excelentes profissionais”, destaca a empresária Silvana Nascimento, gerente de Tecnologia da empresa.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, “esse é um exemplo concreto de como a qualificação técnica, aliada ao planejamento e à articulação com o setor produtivo, pode transformar a realidade de centenas de jovens. A tecnologia é uma das prioridades do Governo do Estado, e formar profissionais para esse mercado é fundamental para consolidarmos Mato Grosso do Sul como polo de inovação e desenvolvimento”.

A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, destaca a força do programa como política de transformação.
“Essa formatura é a materialização de um projeto que olha para o futuro com responsabilidade. O Voucher Desenvolvedor é mais do que uma formação técnica, é uma política pública que gera oportunidade real de transformação. Quando unimos educação de qualidade, inteligência de mercado e articulação com o setor produtivo, o resultado é esse: jovens e adultos capacitados, inseridos em uma das áreas mais promissoras da atualidade e prontos para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
Para o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, a efetivação de alunos já formados demonstra a eficácia do programa.
“O Voucher Desenvolvedor foi pensado justamente para gerar resultados rápidos e efetivos. Quando vemos jovens como a Lorena sendo contratados logo após o curso, temos a certeza de que o programa está cumprindo sua missão, que é preparar e encaminhar pessoas para as oportunidades reais que existem no mercado de trabalho”, finalizou
Últimas Notícias
- Polícia Civil - 18:54 Mulher é presa por injúria racial e ameaça em Corumbá
- Bataguassu - 18:30 Mulher é indiciada por denúncia falsa de violência doméstica
- Nacional - 18:17 IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê
- Cultura - 17:58 Festival Curta Campo Grande segue com inscrições abertas até quinta-feira
- Tacuru - 17:53 Com tornozeleira, homem comete furtos com comparsa e são presos
- Agora - 17:32 Deputada Carla Zambelli é presa da Itália
- Ajude o Guiga - 17:00 Família mobiliza corrente por esportista
- Economia - 16:56 Refis com descontos de 100% em juros e multas vai até dia 31 de Julho
- Terenos - 16:32 Perícia confirma infarto e polícia investiga morte de amante
- Literatura - 16:16 Chá Acadêmico da ASL traz imortal da ABL Jorge Caldeira a MS