• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Professor da UFMS é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

Vinícios da Silva é autor, organizador, revisor geral e coordenador do projeto do livro Filosofia da Física

Quarta-feira, 23 Julho de 2025 - 13:08 | Redação


Professor da UFMS é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
(Foto: Divulgação)

O Professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) Vinicius da Silva é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, o maior reconhecimento literário do Brasil. Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a premiação anual incentiva e valoriza a excelência na produção acadêmica, técnica e profissional.

Ao lado dos pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Sandro Fonseca, Antônio Videira e Márcia Begalli, o professor da Fach é autor, organizador, revisor geral e coordenador do projeto editorial do livro Filosofia da Física: problemas de ontologia e epistemologia da Física Moderna. A obra é resultado da colaboração entre a UFMS e a Uerj, por meio do grupo de pesquisa Physikós, vinculado aos programa de pós-graduação em Filosofia e em Ensino de Ciências da Instituição.

“Fiquei muito feliz e também surpreso [com a indicação], afinal, são milhares de obras inscritas e se trata do maior prêmio literário do país. Como mera analogia, pensemos no que aconteceu ano passado com Ainda Estou Aqui no Oscar. Só o fato de ser indicado entre os melhores já era uma grande vitória. O Jabuti, para o mercado editorial brasileiro e internacional, tem muito peso e uma força enorme. Mas ao mesmo tempo, sabíamos do potencial do livro, que reuniu muitos dos maiores experts em Filosofia da Física do Brasil”, conta o professor da UFMS.

Silva destaca a participação do diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Olival Freire Júnior, e do professor da Universidade de São Paulo Osvaldo Pessoa Júnior, ambos considerados dois dos principais nomes da Filosofia da Mecânica Quântica do mundo. O livro tem ainda participações internacionais de filósofos renomados, como Pietro Gori, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e o cosmólogo Carlo Rovelli, da Aix-Marseille University, na França.

A parceria entre os pesquisadores do Physikós surgiu em 2019, a partir da reformulação da disciplina Filosofia da Física do Departamento de Física Nuclear e Altas Energias do Instituto de Física da Uerj. “Como coordenador do Physikós (UFMS), juntamente com o Sandro [Fonseca], que também é pesquisador do nosso grupo, convidamos os professores Antônio Augusto Passos Videira, do Departamento de Filosofia da Uerj, e Márcia Begalli, da Física da Uerj, para montarmos a equipe de organização do curso. Ao longo dos anos, a colaboração em ensino, pesquisa e extensão, entre a UFMS e a Uerj veio se intensificando”, explica Silva. “O livro resulta dessa colaboração. Convidamos todos os professores que passaram pelo curso para escreverem capítulos sobre suas pesquisas e aulas para o projeto”, acrescenta.

Professor da UFMS é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
(Foto: Divulgação)

Entre as ações desenvolvidas pelo grupo estão a promoção de seminários; desenvolvimento de dossiês de Filosofia da Física em revistas especializadas; a organização da 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia, com participação do professor da Universidade de Oxford e prêmio Nobel de Física, Roger Penrose; e a participação da professora da Uerj e pesquisadora da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, Marcia Begalli, em palestra do Integra UFMS 2024, o maior evento científico de Mato Grosso do Sul.

“A indicação à semifinal do Jabuti é simbólica e chega em um excelente momento por diversas razões. Em 2024, o grupo completou cinco anos de fundação. Esse ano celebramos 100 [anos] de Mecânica Quântica, por conta dos artigos de 1925 e 1926 publicados respectivamente por Heisenberg e Schrödinger. E nesse momento, acabamos de formalizar um acordo de cooperação internacional entre a UFMS e a Universidade de Sevilha, na Espanha. O acordo foi proposto e desenhado pelo Physikós, prevendo colaboração de pesquisa entre o nosso grupo e o Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência da Universidade de Sevilha”, celebrou o professor da Fach.

Em setembro, o estudante do curso de Doutorado em Ensino de Ciências Onofre Crossi Filho fará mobilidade acadêmica internacional em Sevilha, com a primeira bolsa de pesquisa Erasmus Plus, da União Europeia, concedida a um estudante de pós-graduação da UFMS. “Ano que vem, a professora Maria de Paz, de Sevilha, virá ao Brasil ministrar minicursos, palestras e seminários”, revela Silva.

A lista completa das obras semifinalistas está disponível aqui. Na terça-feira, 22, serão divulgados os cinco finalistas de cada categoria e a cerimônia de premiação está prevista para 5 de agosto.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  premio  ufms  livro  fisica