• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Economia

Sebrae oriente mais de 300 empresas em MS para crescer e vender mais

Por meio do programa Move +, empreendedores recebem consultorias e capacitação voltadas à venda B2B

Quarta-feira, 23 Julho de 2025 - 18:00 | Welyson Lucas


Sebrae oriente mais de 300 empresas em MS para crescer e vender mais
(Foto:Divulgação)

Para fortalecer os pequenos negócios e trazer novas oportunidades de mercado, o Sebrae/MS executa o programa Move +, que em 2025 beneficia 325 empresas de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A iniciativa oferece consultoria personalizada e uma trilha de conhecimento voltada à preparação dos empreendedores para negociações no mercado B2B, de empresa para empresa.

Mais do que identificar pontos de melhoria dentro do negócio, o programa prepara o empresário para se apresentar com mais segurança e assertividade a potenciais compradores. Os participantes também têm acesso a momentos de networking, feiras e rodadas de negócios, com foco na geração de novas parcerias comerciais.

“O intuito é gerar conexões entre os empreendedores que resultem em novos negócios, promovendo as vendas B2B. Com a consultoria, o empresário recebe suporte para se adaptar às exigências do mercado, ajustando a precificação, capacidade de produção, rotulagem e até mesmo o discurso de apresentação do produto ou serviço”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS e gestor do projeto, Roger Corona.

Além de receber consultoria especializada, cada participante é inserido em uma trilha de capacitação, com cursos de gestão, marketing digital, finanças e outras áreas estratégicas, conforme o nível de maturidade do negócio. O programa contempla microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, indústrias e agroindústrias.

Dentro deste trabalho, neste mês, os empresários atendidos pelo programa participaram de encontros presenciais em diferentes municípios do Estado: Campo Grande, Dourados, Bonito, Três Lagoas e Rio Verde de Mato Grosso. As reuniões promoveram a integração regional dos participantes e apresentaram outras soluções do Sebrae que podem impulsionar ainda mais o crescimento dos negócios.

Transformações que já começaram

Somente na região oeste do estado, 44 empresas são atendidas por meio do Move +. Entre elas está a Dona Lolla Costura Criativa, de Jardim, que tem como responsável a artesã Elizângela Bazzo. Com o auxílio do programa, ela começou a vender para lojistas e conseguiu acessar novos mercados a partir da participação em consultorias nas áreas de finanças, marketing e fotografia.

Sebrae oriente mais de 300 empresas em MS para crescer e vender mais
(Foto: Arquivo Elizângela Bazzo)

“Conhecer o Sebrae e entrar no Move + foi a virada de chave para o nosso Ateliê. Juntos definimos um nicho para o meu trabalho optando pelo atendimento aos turistas e, então, eu criei uma identidade para os meus produtos e comecei a produzir peças com estampas que retratam as belezas da nossa fauna e flora. Essas necessaires, ecobags e kits viajem têm ganhado cada vez mais o coração dos nossos clientes”, acentua Elizângela.

Assim como a artesã, o empreendedor Everton Rezende, que está à frente da empresa Artesanato Figueira, em Rio Verde, na região norte do estado, também almeja ampliar o seu faturamento a partir das capacitações oferecidas.

 

Sebrae oriente mais de 300 empresas em MS para crescer e vender mais
(Foto: Reprodução redes sociais Artesanato Figueira)

“Nós trabalhamos com a venda de vasos artesanais em cerâmica terracota. No Move+ esperamos captar mais clientes. Nós ainda não temos muito recurso para investir em anúncios físicos, como em outdoors na beira da estrada BR-163, por isso, queremos aprender a comercializar online por meio das consultorias. Inclusive, além do nosso estado, também vendemos para Mato Grosso e queremos aumentar isso”, complementa Everton.

Mais informações sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo estão disponíveis no site: ms.sebrae.com.br.

SIGA-NOS NO Google News