Geral
Produção industrial segue estável em MS
Segunda-feira, 28 Outubro de 2019 - 08:46 | Redação
A produção industrial segue estável na maior parte das empresas industriais de Mato Grosso do Sul, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto a 71 empresas no período de 1º a 11 de outubro. Em setembro, 59,2% das empresas industriais sul-mato-grossenses apresentaram estabilidade na produção, no mês anterior esse resultado era de 57,8%, enquanto as empresas que apresentaram crescimento responderam por 15,5% do total, contra 21,9% no último levantamento.
Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, esses dados indicam uma acomodação no ritmo da atividade industrial na passagem entre os meses de agosto e setembro. “Esse desempenho se refletiu no índice de avaliação da produção, que fechou o mês em 49,5 pontos, indicando que, na média geral, a produção industrial sul-mato-grossense ficou estável na comparação com o mês anterior”, declarou.
A respeito do nível de ociosidade da indústria, ele explica segue em patamar elevado, correspondendo, em setembro, a 28% da capacidade instalada. “Somado a isso, o índice de utilização da capacidade fechou o mês em 45,6 pontos. Resultados abaixo dos 50 pontos indicam que o desempenho foi inferior ao que era esperado para o mês. Por fim, a sondagem mostrou que, em setembro, a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para 32,4% dos respondentes, igual ao usual para 56,3% e acima para 8,5%, enquanto 2,8% não responderam”, informou.
O economista acrescenta que as condições financeiras apresentaram pequena melhora na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, mas ainda seguem longe do ideal. “De um modo geral, os empresários industriais de Mato Grosso do Sul mostraram-se insatisfeitos com a margem de lucro operacional de suas empresas no 3º trimestre de 2019, com o indicador alcançando 42,6 pontos”, analisou, destacando que comportamento semelhante foi verificado em relação às condições de acesso ao crédito e situação financeira geral da empresa, com os indicadores alcançando 39,2 e 46,6 pontos, respectivamente.
“Em Mato Grosso do Sul, no 3º trimestre de 2019, 31% dos empresários industriais consideraram ruim a margem de lucro operacional obtida no período. Na mesma comparação, o acesso ao crédito foi considerado difícil por 28,2% dos empresários, enquanto 26,8% responderam não ter buscado crédito no trimestre. Já a situação financeira geral da empresa foi avaliada como ruim por 25,3% dos participantes e 36,6% responderam que teve aumento dos preços das matérias-primas utilizadas”, detalhou Ezequiel Resende.
Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor
- Nacional - 15:55 Prazo para envio de propostas de combate à corrupção vai até dia 30
- Meio Ambiente - 15:39 Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança na Capital
- Moda - 15:17 Fashion designer transforma a história de MS em tabuleiro vivo
- Captura - 14:50 Lobo-guará é visto "dando um passeio"