Geral
Prefeitura repassa equipamentos para agricultura familiar e quilombola
Máquinas foram adquiridas pelo município a partir de uma parceria com o Governo do Estado
Quinta-feira, 31 Agosto de 2023 - 20:06 | Redação

O prefeito de Corumbá (MS) Marcelo Iunes repassou um Rotoencanteirador tipo enxada rotativa e uma carreta agrícola basculante para a Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório (AQUIRRIO). O termo de cessão de uso, de bem móvel, foi assinado na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, na sede da comunidade, localizada na alameda Vulcano.
“É um trabalho nosso também, dar à comunidade quilombola a oportunidade para que possam produzir e comercializar sua produção tanto no PAA Municipal, PAA Federal e PNAE, garantindo condições para que possam trabalhar. Esse é um investimento que conseguimos junto ao Governo do Estado. Agradeço ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) pelo apoio, são grandes parceiros de Corumbá”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Marcelo Iunes destacou que os equipamentos entregues nesta quarta-feira atuam como complementação do Trator Agrícola 25 CV, modelo MT125 repassado à AQUIRRIO em novembro do ano passado pela Prefeitura. “Trabalhamos dentro de um conjunto de ações para incentivar o plantio dos pequenos produtores rurais e diversificar o cultivo de alimentos”, frisou o prefeito.
Presidente da AQUIRRIO, Laycillia Rodrigues Samaniego Ortiz, afirmou que o rotoencanteirador e a carreta basculante vão “agregar muito o qualitativo da nossa produção agrícola, porque vai facilitar a demanda de produção. É um grande apoio para a nossa comunidade e uma grande parceria”. As famílias quilombolas da Associação Família Ozório produzem verduras, legumes e hortifrutis.
“A carreta agrícola é fundamental para retirada das hortaliças, como é de pequeno porte, passa no meio dos canteiros e serve muito para movimentação desse manejo. O rotoencanteirador facilita o trabalho porque a descompactação do solo fica uniforme tanto no elemento quanto na altura. O equipamento é ligado ao trator que foi repassado pela Prefeitura em novembro do ano passado”, explicou o superintendente de Agricultura Familiar, Éder Fatah.
Participando do ato de entrega, o secretário Municipal de Governo Luiz Antônio Pardal, destacou que as famílias quilombolas “têm relação histórica com a terra e a agricultura” e o apoio do Poder Público “contribui para aumentar a produção e a renda dos agricultores familiares, melhorando a qualidade de vida da comunidade”.
Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável/Superintendência de Agricultura Familiar, a partir de uma parceria com o Governo do Estado.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e o assessor-executivo da Prefeitura, Josyel Medina (Big) participaram do evento.
Últimas Notícias
- Tentativa de homicídio - 12:11 Homem é esfaqueado por casal dentro de casa no bairro Amambaí
- Nacional - 11:55 Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 110 milhões
- Rio Verde de Mato Grosso - 11:30 Criança que atirou na mãe com arma do pai deve passar por avaliação do Conselho Tutelar
- Campo Grande - 11:12 Jovem de 18 anos é esfaqueado ao se relacionar com ex-mulher de faccionado
- Colisão Fatal - 10:50 Criança socorrida na BR-262 segue internada
- Junho Vermelho - 10:30 'Um final feliz': Com estoques em alerta, campanha convida população a doar sangue
- Paranhos - 10:13 Polícia identifica suspeito de furtos e cumpre mandado de prisão por tráfico
- Dourados - 09:50 Mulher é agredida na frente dos filhos durante festa no interior de MS
- Distrito de Anhanduí - 09:33 Homem fica ferido após ser atingido com canivete em festa junina
- Economia - 09:00 Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda