Geral
Prefeitura realiza ação contra exploração infantil no Carnaval
Equipes distribuirão panfletos e reforçarão orientações sobre denúncias em blocos e desfiles
Sábado, 01 Março de 2025 - 14:32 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande iniciou na sexta-feira (28), uma mobilização especial para combater a exploração sexual e outras violações dos direitos de crianças e adolescentes durante o Carnaval. A ação, coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), seguirá até terça-feira (4).
Sete equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), junto a técnicos dos CREAS Sul e Norte, atuarão nos principais pontos da folia, incluindo a Esplanada Ferroviária e a Praça do Papa. Durante as abordagens, serão distribuídos nove mil panfletos com informações sobre canais de denúncia e crimes como exploração sexual e trabalho infantil.
📍 Locais e horários das ações:
🔹 Esplanada Ferroviária: 15h às 19h
🔹 Praça do Papa (desfiles de escolas de samba): até 23h (segunda e terça)
A superintendente da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, explica que a campanha foi antecipada devido ao calendário de pré-Carnaval. “Com o aumento do público, é essencial reforçar a conscientização e incentivar denúncias”, afirma.
📞 Canais de denúncia
🔹 Disque 100 (nacional)
🔹 SEAS: (67) 99660-6359 | (67) 99660-1469
🔹 Conselhos Tutelares
Os profissionais estarão identificados com camisetas brancas estampadas com um cata-vento, símbolo da campanha.
Atendimento do SEAS durante o Carnaval
Além da mobilização nos blocos e desfiles, o SEAS manterá seu atendimento regular, incluindo buscas ativas e acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social 24h por dia.
📍 Centro POP (Rua Joel Dibo, 255)
Serviços: alimentação, higienização, emissão de documentos, atendimento psicossocial e jurídico.
As ações seguem as diretrizes do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
Últimas Notícias
- Solidariedade - 07:00 Bebê que nasceu sem os olhos precisa de ajuda
- Três Lagoas - 18:39 Condutor flagrado transportando maconha em carro clonado é preso
- Oportunidades - 18:18 Prorrogadas inscrições para mestrado em Propriedade Intelectual do IFMS
- Campo Grande - 17:50 Comerciante é preso por vender cigarro eletrônico em conveniência
- Roubo com violência - 17:32 Evadido da prisão agride, rouba idoso e é detido na Capital
- Arte - 17:17 Oficina gratuita em Campo Grande aborda gestão cultural
- MPMS e Agepen - 16:59 Convênio aprimora monitoramento em casos de violência doméstica
- Campo Grande - 16:32 Campo Grande sediará 1º Encontro Centro-Oeste ICLEI Brasil
- Justiça - 16:06 Condenados têm aumento de pena
- Saúde - 15:50 Futura Unidade de Saúde em Dourados será referência em MS