Geral
Prefeitura estuda reabrir comércio aos poucos
Quarta-feira, 25 Março de 2020 - 17:54 | Redação
O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) está avaliando reabrir o comércio da Capital a partir da próxima segunda-feira, dia 30, dependendo do comportamento do coronavírus na Capital, segundo informou durante entrevista ao programa Cidade Alerta MS, na noite desta quarta-feira, 25 de Março.
Ele estuda uma reabertura em “doses homeopáticas” dos estabelecimentos de forma a impedir aglomerações. A decisão será tomada após avaliação técnica juntamente com médicos da Secretaria Municipal da Saúde Pública (Sesau).
“Se até a segunda-feira, as coisas estiverem estáveis ou a menor podemos sim dar algumas alternativas para o comércio, mas isso em doses homeopáticas. Poderemos começar com 20% e ir aumentando aos poucos”, disse o prefeito durante a entrevista.
Como forma de frear o avanço do vírus em menor tempo, o prefeito, inclusive, mudou o horário do toque de recolher. A partir desta quinta-feira, 26 de Março, o horário do confinamento em casa será a partir das 20h com possibilidade de prisão para quem descumprir a medida.
Até esta quarta vai vigorar o horário atual que é das 22h até às 5h do dia seguinte. O toque de recolher para a semana que vem deverá ser definido no fim de semana.
O prefeito não pretende alterar os demais decretos que baixaram medidas para conter o coronavírus. Portanto, as aulas na rede municipal continuam suspensas, assim como os ônibus.
“Não vamos brincar com a vidas das pessoas (...) Campo Grande é um das poucas que há resultados. Não tem mortos. Se as estatísticas diminuírem, aí é lógico que vamos flexibilizar”, afirmou.
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Campo Grande tem 22 casos confirmados da doença e 15 casos suspeitos aguardando o resultado de exames. Em todo Estado, são 24 casos confirmados e 34 suspeitos.
Construção civil - Minutos antes da entrevista ao Cidade Alerta MS, o prefeito anunciou em transmissão pela internet, que o setor da construção civil teria uma flexibilização. A partir de segunda-feira, pequenas obras e casas de materiais de construção, poderão ser liberados.
Acolhimento de pessoas de situação de rua - Foi pontuada na transmissão a questão das pessoas que vivem em situação de rua, para as quais foram criados polos que receberão essas pessoas. Serão servidas 4 refeições, cama, banheiro para higiene pessoal, além de acompanhamento de profissionais da saúde e do bem-estar.
Serão quatro pontos de acolhimento, a escola padre Tomaz Girardele no Dom Antônio, a escola PlÍnio Barbosa Martins no bairro Macaúba, o Centro o Dia e o Cetreme que acolherá somente as pessoas que têm algum tipo de vício.
Serviço-- caso a população queira contribuir informando onde exista pessoas em situação de rua ou imigrantes a orientação é ligar para o Serviço de Abordagem de Assistência Social (SEAS) através dos números 984047529 ou pelo 984718147.
(Matéria ampliada às 18h45 para acréscimo de informações)
Últimas Notícias
- São Gabriel do Oeste - 09:00 Bebê de cinco meses morre após carro da família colidir com animais soltos na MS-430
- Mais caro - 08:39 Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta
- Charge - 08:31 Passagem de elefanta por rodovia de MS é monitorada
- Aero Rancho - 08:21 Jovem sofre tentativa de homicídio
- Oportunidades - 08:10 IFMS divulga cronogramas das próximas etapas de concursos públicos
- Panthera onca - 07:50 Onça-pintada é atropelada na BR-262
- Evento - 07:25 João Gomes comanda o MS ao Vivo
- Oportunidades - 07:00 Feira oferece mais de 600 vagas
- Três Lagoas - 18:54 Operação "Grafeas" cumpre mandados de busca e apreensão
- Ponta Porã - 18:39 Adolescente de 16 anos é apreendida com skunk