Geral
Prefeitura capacita 51 Guardas Civis Metropolitanos com curso
As instruções têm o objetivo de capacitar o operador de segurança pública
Quinta-feira, 30 Novembro de 2023 - 18:59 | Gabriel Telê Santana
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), realiza até a próxima quinta-feira (30), curso de instrução na utilização de equipamentos não letais com 51 Guardas Civis Metropolitanos (GCM). As instruções têm o objetivo de capacitar o operador de segurança pública, o adequado conhecimento sobre a utilização do Dispositivo Elétrico Incapacitante – DEI e o emprego dos Agentes Químicos.
“São equipamentos que garantem a integridade da vida, inclusive do agressor, fato prioritário para nossa GCM. São dispositivos projetados e empregados, especificamente, para incapacitar pessoal ou materialmente, minimizando mortes, ferimentos permanentes, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio ambiente, no estrito cumprimento do dever legal, amparado em lei, obedecendo às recomendações sobre o uso diferenciado da força”, explica Anderson Gonzaga, secretário da Sesdes.
A capacitação tem treinamento teórico e prático, com carga horária de 20 horas aulas aos Guardas Civis Metropolitanos que desenvolvem suas atividades em Centros Regionais de Saúde (CRS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua (Cetremi), Centro Pop, Terminais de Transbordo e Parque Ecológico do Soter.
“Esses equipamentos serão utilizados pelos agentes no dia a dia e para se tornarem operadores, precisam de capacitação com essa carga horária, para se adaptarem com o uso. São guardas que foram convocados para a capacitação que estão em manejo com pistolas Spark, que geram condutividade elétrica e sprays e gel de pimenta. Os GCMs estão sendo capacitados, conhecendo toda a parte de legislação e seus devidos funcionamentos teóricos e práticos”, aponta o GMC Pedroso, subtenente e coordenador de operações da Guarda Civil Metropolitana.
Dos sprays e gel de pimentas, os operadores aprendem sobre os princípios ativos e seus compostos químicos que são utilizados, inclusive com o fornecimento de catálogo com todo o descritivo dos produtos e seus compostos, para ele entender o produto que estão operando. O curso explica os conceitos de armas não letais, orientação da ONU e legislação, o uso proporcional e seletivo da força, do espargidor de pimenta e da spark (dispositivo elétrico incapacitante), além das características, funcionamento, contraindicações, manuseio, disparos individuais e oficinas utilizando as tecnologias não letais.
As instruções estão sendo ministradas na Superintêndencia do Comando da Guarda Civil Metropolitana e na Gerência de Pronto Intervenção (GPI), para duas turmas distintas desde a última segunda-feira (27) e será finalizada até nesta quinta-feira (30). Além do GCM Pedroso, a capacitação também conta com as instruções do Superintendente do Comando da GCM Anderson Francisco Fretes Ortigoza, gestores Elias Rondoura dos Santos e Ricardo Alves Dias; e os GCM’s Cleber Moraes de Mendonça e Gilmar Vilela Rodrigues.
Últimas Notícias
- Saúde - 15:35 Mutirão contra câncer de pele atende quase 200 pessoas em Dourados
- Operação "Pacator" - 15:01 Dez presos em operação contra o tráfico
- Educação - 14:57 Alunos serão recompensados por monitoria no ensino fundamental e médio
- Cultura - 14:33 Projeto oferece curso de cinema em aldeias indígenas de MS
- Política - 14:19 Vídeo: Bem-disposto, presidente Lula caminha por corredores de hospital
- Comércio - 13:55 Fim de ano movimentará R$ 1,27 bilhão em MS
- Cultura - 13:30 Morte de artista Conceição dos Bugres completa 40 anos neste dia 13
- Oportunidades - 13:00 Vagas para todos os níveis e salários de até R$ 4,3 mil
- Estatal - 12:19 Programa Autonomia e Renda Petrobras abre mais 12,7 mil vagas
- Socioambiental - 11:59 Sesc MS encerra programa Envolva-se com desfile na Feira Ziriguidum