Geral
Prefeitura assina termo que amplia em 98% cobertura de esgoto nos próximos anos
Próximo ciclo de obras prevê 697 quilômetros de novas redes e 66 mil ligações de esgoto
Sexta-feira, 17 Outubro de 2025 - 11:50 | Redação

Ontem (15), a Prefeitura de Campo Grande e a Águas Guariroba assinaram um termo aditivo que amplia a cobertura de esgoto na cidade e reorganiza as obras para atender mais bairros de forma mais eficiente. Com isso, a Capital deve alcançar 98% de esgoto tratado até 2028, já que atualmente atinge 94%, superando em oito anos a meta do Novo Marco Legal do Saneamento.
Entre as obras previstas estão intervenções em bairros como Jardim Noroeste, Itamaracá, Los Angeles, Aero Rancho, Jardim Inápolis e Vila Presidente. Para a prefeita Adriane Lopes, o resultado é fruto da parceria entre gestão pública e concessionária, alinhada à eficiência e ao bem-estar da população.
“Desde 2015 Campo Grande não tinha um planejamento como o que está sendo executado agora. Hoje temos 94% da cidade atendida e queremos chegar em 2028 com a Capital em outro patamar. Isso significa qualidade de vida e saúde para as famílias”, afirmou.
O próximo ciclo de obras prevê 697 quilômetros de novas redes e 66 mil ligações de esgoto, com investimento de R$ 750 milhões voltado à modernização do sistema de água, ampliação do tratamento de esgoto e melhoria da infraestrutura urbana.
Segundo o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, o compromisso firmado reflete uma visão de futuro que coloca Campo Grande como modelo de planejamento e execução.
“Quando a atual gestão assumiu, a cidade tinha 80% de cobertura e agora seguimos rumo a 98%. É um investimento robusto, que moderniza toda a estrutura e amplia o atendimento sem custo para o Município nem para os moradores”, destacou.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, ressaltou que o termo representa um marco no desenvolvimento urbano.
“Campo Grande será a primeira capital do país a ter universalização do esgoto tratado até 2028, seremos um exemplo para o país. Isso é saúde pública, sustentabilidade e desenvolvimento planejado”, afirmou.
O projeto também prevê a ampliação da Tarifa Social, que garante desconto nas contas de água e esgoto, beneficiando 71 mil famílias até 2026.
Para a prefeita, o planejamento do saneamento é o ponto de partida para o crescimento ordenado da cidade.
“Nessa gestão, o saneamento chega primeiro e depois o asfalto. Planejamos juntos para que pudéssemos avançar e fazer com que a cidade se torne referência, essa é a nossa missão”, disse.
Além das obras de infraestrutura, a parceria entre Prefeitura e concessionária contempla ações de valorização do patrimônio histórico, como a revitalização do chafariz da Praça Ary Coelho, prevista para entrega até dezembro.
“A Águas Guariroba olha Campo Grande não só como um canteiro de obras, mas com uma visão humanizada. Recuperar o chafariz é respeitar a história e a identidade da nossa cidade”, completou Adriane.
Com metas antecipadas, investimentos expressivos e uma gestão voltada ao planejamento integrado, Campo Grande se consolida como uma das capitais mais avançadas do país em saneamento básico, exemplo de gestão eficiente e compromisso com o futuro.
Últimas Notícias
- Tráfico - 17:00 Homem é preso por tráfico em Sonora após abordagem da Polícia Militar
- Empregos - 16:40 Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão
- Rio Brilhante - 16:32 Ossada encontrada em canavial em outubro de 2024 é identificada
- Corumbá - 16:00 Adolescente é vítima de importunação sexual dentro de ônibus em Corumbá
- Outubro Rosa - 15:50 Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer de mama
- Resgate - 15:32 Corpo é resgatado preso a galhos no Rio Anhanduí
- Amplavisão - 15:09 Tetas demais: aí a conta não fecha, por Manoel Afonso
- Campo Grande - 15:00 Sejuv promove “Prêmio Jovem do Ano” durante a Cidade da Juventude
- Rede MS - 14:50 Rede 360 discute transplante de órgãos em MS
- Boletim de ocorrência - 14:30 Mulher tem casa e pertences furtados em Nova Andradina