Geral
Praça Ary Coelho recebe 15 novas árvores
Foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco, rosa e roxo, além de pau-brasil, manduví, canafístula e jambo-do-Pará, nativas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado
Sexta-feira, 19 Setembro de 2025 - 13:57 | Redação

A Praça Ary Coelho, coração da Capital, ganhou nesta sexta-feira (19) o plantio de 15 novas árvores, que passam a integrar a beleza paisagística do espaço e a torná-lo ainda mais agradável para o convívio familiar, o lazer e a realização de eventos.
Foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco, rosa e roxo, além de pau-brasil, manduví, canafístula e jambo-do-Pará, nativas do Viveiro Municipal Flora do Cerrado, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).
Para Maria Helena Souza, 57 anos, que também frequenta a praça com a família, a arborização melhora a qualidade de vida no espaço “Hoje estou participando da feira cultural, mas sempre venho com minha família. Aqui é um ambiente gostoso, com muito movimento, e ter mais sombra é tudo de bom. No calor, a gente procura isso, porque faz diferença até na respiração”, comentou.

Luiz Monteiro da Silva, 76 anos, que visita a praça há mais de 15 anos, também aprovou a iniciativa “É um ponto de lazer, um cartão-postal da cidade. De uns meses pra cá a praça tem mudado, melhorado. Agora há mais segurança, e podemos aproveitar com mais tranquilidade a sombra das árvores”, relatou.
O diretor da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC),Valdir Gomes, destacou que o plantio faz parte de um processo maior de revitalização da Praça Ary Coelho “Essa iniciativa é fundamental. Pegamos a praça em situação de abandono e estamos modernizando o espaço. Recentemente plantamos 40 mudas frutíferas, todas se desenvolveram bem, e agora reforçamos com novas espécies ornamentais. A Praça Ary Coelho é o coração de Campo Grande, um lugar que precisa estar vivo, com sombra, cultura e convivência. Esse trabalho em parceria com a Semades é parte da retomada da urbanização do centro”, afirmou.
Valdir também ressaltou que a praça voltou a ser palco de atividades culturais “No mês passado trouxemos escolas de samba, e hoje temos o evento ‘Cultura vai à Praça’, com show de flashback. A integração entre urbanização e cultura é essencial para dar vida ao centro da cidade”, completou.
Já Antônio Carlos, 68 anos, contou que está em Campo Grande para tratamento de saúde, e disse que o cuidado com os espaços públicos é perceptível “Melhorou muito a questão dos parques. E, quando se trata de árvores, Campo Grande sempre foi privilegiada. Gosto de passear na Ary Coelho, encontro conhecidos e desfruto de um lugar agradável e bem arborizado”.
E Anésia Cacimiro dos Reis, 72 anos, que participa de projetos sociais na praça durante a semana, reforçou a importância da arborização para enfrentar o calor “As árvores são muito boas para nós, tanto para a saúde quanto para o conforto. Quem frequenta aqui sabe a diferença que a sombra faz, eu aproveito mesmo e gosto de estar aqui”.
A secretária-adjunta da Semades, Vera Bacchi, enfatizou a união de esforços para cuidar da arborização urbana “Esse plantio é resultado de um trabalho integrado entre as secretarias, que têm unido forças para revitalizar os espaços públicos da nossa cidade. Cuidar das árvores é cuidar das pessoas, porque elas trazem qualidade de vida, bem-estar e reforçam a identidade de Campo Grande como a da capital mais arborizadas do país”. O plantio contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro e da concessionária Águas de Guariroba.
Últimas Notícias
- Dourados - 15:51 Polícia Civil prende acusado homem de matar indígena
- SUS 35 anos - 15:32 Mato Grosso do Sul celebra com 2 milhões de vacinas aplicadas em 2025
- Fala povo - 15:20 Morador denuncia incêndio criminoso
- Agendão - 15:07 Fim de semana tem Festival da Carne, Semana da Moda Inclusiva, teatro e literatura
- Saúde pública - 14:55 Regional realiza 40 mil atendimentos por mês
- Oportunidades - 14:32 Três Lagoas: 1ª Feira da Empregabilidade SEST/SENAT será no dia 20
- Cadê o tutor? - 14:17 Dois cães atacam idoso
- Meio Ambiente - 13:57 Praça Ary Coelho recebe 15 novas árvores
- Meio Ambiente - 13:35 Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
- Literatura - 13:09 Escritores sul-mato-grossenses entregam 900 livros para bibliotecas do Estado