• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ponta Porã cria barreira sanitária na BR-463

Quarta-feira, 24 Junho de 2020 - 19:07 | Redação


Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ponta Porã realiza barreira sanitária no acesso da BR 463 — na entrada da cidade. O ponto de atendimento está instalado no trevo de acesso à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e monitora a chegada via rodovia federal. 

De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, as barreiras são realizadas em pontos estratégicos pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e voluntários, para reforçar a vigilância nas portas de entrada das cidades. A Guarda Civil Municipal oferece suporte para o atendimento. 

Durante a ação, ao passar pelo local, o motorista é abordado por profissionais da saúde da Secretária Municipal, para aferição da temperatura corporal, informação e orientação à população sobre a prevenção ao Covid-19.

Na abordagem, é preenchido um questionário de onde o motorista e passageiro estão vindno e para onde vão. São notificados em fichas de controle todos aqueles de outros municípios, estados e países, sendo encaminhados para Vigilância Epidemiológica a fim de realizar o monitoramento. Por hora, os motoristas também são orientados sobre a prevenção ao novo coronavírus e o uso obrigatório de máscara ao sair de casa, distanciamento social e os demais cuidados de higiene.

O secretário de saúde, Dr. Patrick Derzi, relatou que "o objetivo da barreira é captar, monitorar, orientar e notificar, se for o caso, a população em trânsito que está entrando no nosso município. As pessoas abordadas são orientadas a permanecer em isolamento domilicar pelo período de 7 dias, se não tiverem sintomas, e 14 dias, se tiverem sintoma, a contar do dia em que chegam de viagem. Já, em casos suspeitos, os mesmos são notificados e orientados a permanecer em isolamento, e a equipe da Saúde da Família é comunicada para a realização de visita docimiliar e monitoramento durante o período preconizado pelo Ministério da Sáude". 

(Com informações da Prefeitura Municipal de Ponta Porã)

SIGA-NOS NO Google News