Geral
Plataforma inovadora fortalece ensino do inglês para 83 mil alunos
Iniciativa também beneficia mais de 1 mil professores da Rede Estadual de Ensino, com aulas interativas, recursos de Inteligência Artificial e conteúdos exclusivos
Sábado, 20 Setembro de 2025 - 10:35 | Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), deu um passo importante para fortalecer o ensino de Língua Inglesa na REE (Rede Estadual de Ensino). A partir do segundo semestre letivo deste ano, estudantes do Ensino Médio e docentes de Língua Estrangeira Inglesa passaram a contar com o MS Speaks, uma plataforma educacional que reúne tecnologia, inovação e recursos pedagógicos e de Inteligência Artificial para aprimorar a proficiência no idioma.
No início do semestre, os participantes aptos receberam em seus e-mails institucionais (Edutec) um link com a chave de acesso à plataforma. De forma simples, cada um pode criar seu perfil individual e iniciar o curso, totalmente gratuito e acessível a qualquer hora, de qualquer dispositivo conectado à internet.
Essa flexibilidade permite que estudantes e professores avancem no aprendizado conforme seu próprio ritmo e rotina.
"Se trata de uma grande novidade, um investimento novo do Governo de Mato Grosso do Sul. A partir de agora, todos os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino passam a contar com uma plataforma para aprender melhor esse idioma que é tão importante. Uma ação que vai beneficiar cerca de 83 mil estudantes. Além disso, mais de mil professores também vão poder fazer o curso", destaca o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
A ferramenta oferece conteúdos que vão do nível iniciante ao proficiente, de acordo com o (CEFR) Quadro Europeu Comum de Referência, além de cursos temáticos como Inglês para Negócios, Inglês Técnico e Inglês para Viajar.
Os professores têm acesso a diferenciais exclusivos, como aulas ao vivo ilimitadas com docentes nativos, disponíveis 24 horas por dia, práticas de conversação com Inteligência Artificial e até cursos de autoestudo em outros idiomas, como Alemão, Francês, Espanhol, Sueco e Português.
Para apoiar a implementação, a SED promoveu encontros formativos e disponibilizou um Guia Orientativo para gestores e PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras), garantindo que todos estivessem preparados para explorar ao máximo os recursos da plataforma.
A iniciativa visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens sul-mato-grossenses e aprimorar a formação continuada dos professores, fortalecendo a Rede como um todo.
A plataforma MS Speaks é fruto de uma parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com a EF Education, referência internacional em soluções educacionais, já presente em estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
"Com essa nova plataforma online, queremos ampliar o conhecimento da nossa juventude e prepará-los para o mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente. Nosso objetivo é garantir mais oportunidades, mais espaço e um futuro melhor em um Estado que cresce a cada dia", reforçou o governador Eduardo Riedel.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:05 Plano de fiscalização e limpeza em Campo Grande
- Mães - 17:30 Projeto cria programa de incentivo ao emprego para mães atípicas em Mato Grosso do Sul
- Transformação - 17:00 Cotas raciais da Uerj completam 22 anos com histórias de mobilidade e reinvenção social
- Economia - 16:30 Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
- Assistência - 16:00 Equipe do Seas garante apoio e passagens a família assaltada durante viagem pela América do Sul
- Ascensão - 15:30 Em uma década, 60,7% dos beneficiários deixam o Bolsa Família e indicam avanço social
- Economia - 15:00 Endividamento cresce em Campo Grande e atinge 66,7% das famílias em novembro
- Infraestrutura - 14:30 Pavimentação da MS-040 entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia avança
- Saúde - 14:00 Boletim aponta 8.372 casos confirmados de dengue e 18 mortes em Mato Grosso do Sul
- Professores - 13:30 Divulgado ensalamento para seleção de professores temporários em Corumbá

