Geral
Plano de saúde deve incluir menor sob guarda definitiva
Sexta-feira, 25 Outubro de 2019 - 18:59 | Redação
Os desembargadores da 4ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento ao recurso interposto por uma empresa de plano de saúde contra a sentença de primeiro grau que deu procedência ao pedido de uma mulher, que solicitou a inclusão do sobrinho em seu plano de saúde por ter a guarda legal da criança.
Consta nos autos que a autora é titular do plano de saúde e que nele está incluso o marido. Depois do contrato fechado, o casal obteve a guarda legal definitiva do sobrinho e buscou o plano de saúde para incluir a criança nos benefícios do plano.
No entanto, a autora não recebeu a resposta esperada, pois o plano se negou a incluir o menor como dependente natural, informando que tal inclusão só seria possível com pagamento adicional. Com a resposta negativa, a mulher entrou com ação de obrigação de fazer.
Com a sentença de primeiro grau positiva para a autora, a empresa recorreu alegando que possuir a guarda de uma criança não significa que ela tenha se tornado filha. Para o plano de saúde, a guarda traz apenas o dever de cuidado e a autora estaria transferindo sua responsabilidade para o plano de saúde. Argumentou ainda não haver ilegalidade ao exigir contribuição ao menor agregado.
Em seu voto, o relator do processo, Des. Vladimir Abreu da Silva, ressaltou que a autora detém a guarda do menor e cria-o como filho, logo, é dever da empresa incluí-lo no plano contratado. “Consigne-se que o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/90, sobrepõe-se ao estatuto e regulamento da empresa de plano de saúde, devendo ser mantida a sentença recorrida, que determinou a inclusão do menor no plano em saúde, como dependente natural da apelada. Ante o exposto, conheço do recurso e nego provimento”.
Últimas Notícias
- Economia - 14:33 Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012
- Paraíso das Águas - 14:10 Agressor é preso em flagrante por violência doméstica contra ex-mulher
- Oportunidades - 14:02 Suzano está com três processos seletivos abertos para duas cidades de MS
- Frame e Rotoscopia - 13:50 Estão abertas as inscrições para a Oficina Gratuita de Animação Frame
- Polícia - 13:40 Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas
- Câmara Federal - 13:32 Projeto permite demissão indenizada em caso de sofrimento psicológico
- TVMS Record - 13:00 Rodrigão e sua turma na Carreta da Alegria
- Oficina - 12:45 Sábado no Recanto tem dança ancestral e arteterapia
- Processo seletivo - 12:19 Aberta seleção para supervisor e visitador do Programa Criança Feliz
- Meio Ambiente - 11:57 JBS gera mais de 2 mil MWh de energia com metano para abastecer fábricas