• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Placa Mercosul passa a valer dia 3 de fevereiro

Para quem comprar e vender veículos a partir do dia 3 de fevereiro será obrigatório  a adquirir  a placa de Identificação veicular, conhecido popularmente como Placa do Mercosul instituída em junho de 2019, aprovado pela portaria 780 do Conselho Nacional de Transito (Contran.

Segundo o presidente do Detran-MS Luiz Carlos Rocha Lima do dia 27 ao dia dois de fevereiro o Detran não realizará nenhum serviço de emplacamento, eles estarão em teste.

Luiz Rocha afirmou ainda que as substituições das placas serão exigidas para veículos zero quilometro, transferência de propriedade com município ou unidade federativa ou em caso de constatar em vistoria dano ou violação na placa.

A nova placa é um acordo entre os país, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com objetivo de padronizar e facilitar a identificação dos veículos nos pais vizinhos e garantir mais segurança contra falsificação e fraudes através do código de segurança localizado na placa.

Através do QR code inseridos nas placas, todas as informações necessárias sobre o veículo estão disponível no código, por exemplo número serial da placa, data da fabricação e informação sobre o fabricante.  O código poderá ser lido pelos agentes de trânsito através de aplicativo.

Quem tem um veículo e pretender ficar com ele, pode continuar com as placas cinzas até seu sucateamento sem necessidade de substituição.

Em Mato Grosso do Sul haverá seis empresas responsáveis pela instalação das placas, quatro em Campo Grande, duas em Dourados e duas em Três Lagoas, os preços estabelecido são a nível de mercado, o Detran não é responsável pelo valor estabelecido pelas franquias.

A troca foi estabelecida após o governo ver a necessidade da troca, volume de frotas cresceu muito, está quase chegando no limite.

De acordo com o representante da Comissão de Placas do Detran-MS Arioldo Centurião, uma das mudanças é garantia de qualidade do material utilizado oferecida pelo próprio fabricante de cinco anos.

Local credenciados 

Campo Grande

CR Placas (Av. Júlio de Castilho, 285, Vila Soares ou na Av. Mascarenhas de Moraes, 1452, Monte Castelo)
Íons Placas Matriz (Rua São Sepê, 350, Coronel Antonino)
MS Placas Matriz (Rua Fernando de Noronha, 239, Vila Sobrinho)
FS Placas (Av. Tamandaré, 3396, São Francisco)

Dourados

FR Placas Matriz (Rua Álvaro Carlos de Lima, 3700, Parque Jequitibás)
GR Placas (Rua Rene de Matos Rocha, 175, Parque Jequitibás)

Três Lagoas

GR Placas Filial (Rua Dr. Oscar Guimarães, 3539, Jardim Morumbi)
FL Placas Matriz (Av. Filinto Muller, 2841, Jardim Novo Aeroporto).

No interior do estado, haverá um prazo de 72 horas para que a empresa responsável pela placa, e escolhida pelo proprietário, faça a entrega da mesma.

 

 

 

Veja Também