• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Pinturas magníficas nos muros fazem Capital reviver tempos de ouro do trem

Intervenções artísticas retratam boas recordações da época dos trilhos dentro do Projeto Memórias do Trecho

Sexta-feira, 24 Maio de 2024 - 07:00 | Redação


Pinturas magníficas nos muros fazem Capital reviver tempos de ouro do trem
Artistas estão finalizando trabalhos nesta semana (Foto: Luiz Alberto)

Artistas visuais estão pintando muros e calçadas com desenhos coloridos relacionados às memórias do transporte via trilhos. O local escolhido para pintar os murais temáticos foi a Esplanada Ferroviária, no Bairro Cabreúva, considerado um centro histórico de Campo Grande (MS).

As pinturas fazem parte do Projeto Memórias do Trecho que visa trazer à tona lembranças dos moradores do bairro, funcionários da Noroeste do Brasil (NOB) e passageiros dos trens, como forma de retratar parte da história da ferrovia em Mato Grosso do Sul.

"Estamos retratando boas lembranças, boas recordações e vivências que possam ter se passado dentro do trem, nos trilhos ou numa estação ferroviária no Estado", explica o artista Guido Drummond, criador do Projeto Memórias do Trecho  e responsável pelo Museu De Arte Urbana da Capital.

Arte faz Capital reviver época de ouro do trem
(Foto: Luiz Alberto)

O trabalho que agora está na fase de finalização das pinturas nos muros, começou em Maio de 2023 com levantamento sobre o tema a ser retratado. "Para isto, realizamos pesquisas junto aos antigos funcionário da NOB, por exemplo, para resgatar memórias e feitos enquanto no exercício da profissão", explica o artista.

No meio das intervenções, está a renovação do painel de autoria do renomado artista visual Luiz Xavier, que ele próprio está fazendo.  

Ao todo, 32 artistas colaboram no projeto. Cada um ficou responsável por criar uma  arte a partir de alguma história sobre a ferrovia e o trem que passava em Campo Grande.

Arte faz Capital reviver época de ouro do trem
(Foto: Luiz Alberto)

Uma das famílias que cedeu o muro para a intervenção artística é de ex-ferroviários e teve a própria história retratada na pintura.

Caráter temporário- Conforme a técnica do  IPHAN e Ilustradora,  Beatriz Santana Souza (que também participou da intervenção sob o nome artístico de VeryRuim, a exposição tem caráter temporário.

"Então a ideia é que daqui a um ano os painéis sejam renovados com nossas histórias e outros artistas ou os mesmos artistas e novas histórias e que possamos ganhar mais espaço para executar mais painéis", relata.

Arte faz Capital reviver época de ouro do trem
(Foto: Luiz Alberto)

Como se trata de uma área tombada foi preciso obter autorização do IPHAN para fazer as intervenções. Quem quiser apreciar as obras de perto basta comparecer à Esplanada Ferroviária e observar os muros da Avenida Mato Grosso com a Calógeras e na esquina da Rua dos Ferroviários.

Artistas - Os artistas participantes da intervenção são os seguintes: Adman @addi.ms; Adriana Teixeira @arte.adrianateixeira; Alexandra Camillo @ateliealexandracamillo; Andrea Arce @dedearce; Antônia Hanemann @antonia.hanemann; Apres Gomes @apresgomes; Bejona @bejona_; Cecílio Vera @cecilioveranaif; Damn Boy @d4nmb0y; Fernando Anghinoni @universofan; Guido Drummond @drummond.lord; Isadora; João Leão @artesdoleao; ⁠Kalunga @kalunga.art; Kim @kimmatoss; Lúcio Laranjeiras; @lucio_larangeira_artista_naif; Luiza Vitória (Lua) @luiza.luaaa; Meio Trash @meiotrash; Monique Merlone @moniquemerlone; Pedro Guilherme @pedroguilhermegarciagoes; Pune67viche @pune67viche; Rocha @ro.c.ha; ⁠Ryam Paès @ryanpaes.art; Sam Martinez @sanderleysabergue; Sullivan Suzamar @suzamar.82;
Sydney Syunoi @syunoi; Tatiana @tatianadeconto; Thalita Nogueira; VeryRuim @veryruim e Wes @wes.abcdarvore.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  artistas  historia  estacao