Geral
Páscoa: divida amor e não chocolate com seu pet
“Muitas pessoas não sabem e acabam dividindo com o bichinho, mas não pode", frisa o assessor de defesa animal
Domingo, 09 Abril de 2023 - 15:54 | Da redação

Com a chegada da Páscoa e consequentemente dos chocolates, a assessoria especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, ligada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) faz o apelo: divida amor, e não chocolate com seu pet.
A nova pasta do Governo de Mato Grosso do Sul é destinada à articulação de políticas públicas em prol da vida, defesa e proteção animal, e é ocupada por Carlos Eduardo Rodrigues Leite e Giovanna Graal Bassi. Assessor da defesa e proteção animal, Carlos Eduardo explica que é importante conscientizar os tutores, principalmente nesta data.
“Muitas pessoas não sabem e acabam dividindo com o bichinho, ao estarmos comendo, ele está ali olhando, mas não pode. Por isso estamos na campanha: divida seu amor e não seu chocolate”, frisa Carlos Eduardo.
Médica veterinária, Ana Beatriz Mungo explica que o chocolate é considerado tóxico devido a uma substância encontrada no cacau, chamada teobromina. “Quanto mais cacau tiver no chocolate, ou seja, quanto mais amargo for, maiores são as chances de intoxicação”, enfatiza.
Caso o animal ingira, a orientação é procurar atendimento médico-veterinário. Os sintomas da intoxicação podem ser desde vômitos e diarreias, até taquicardia, taquipnéia e convulsões. “A depender da quantidade de teobromina ingerida, o animal pode desenvolver insuficiência hepática que pode levar ao óbito”, completa a veterinária.
Pauta animal – A defesa e proteção animal vem sendo implantada dentro da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). A atribuição da assessoria é justamente lutar pelo bem-estar dos animais e conscientizar contra os maus-tratos.
“Vamos trabalhar na conscientização, explicar para a população o que são maus tratos? O bem-estar animal tem pilares, o que quer dizer o animal estar livre de fome, sede, livre de dor e de angústia”, enfatiza Carlos.
(Com informações Governo de MS)
Últimas Notícias
- Limpeza - 07:00 Prefeitura intensifica limpeza de córregos
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro