Geral
Operação Piracema combate pesca ilegal e tráfico de animais durante o feriado
Ações de combate à pesca ilegal e transporte irregular de animais resultam em apreensões e autuações
Segunda-feira, 18 Novembro de 2024 - 17:40 | Roberta Martins

Durante o feriado da Proclamação da República, as autoridades de Mato Grosso do Sul reforçaram a fiscalização ambiental com a operação Piracema, que visa proteger os recursos hídricos do Estado e garantir a reprodução das espécies aquáticas. A Polícia Militar Ambiental (PMA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o Comando de Policiamento Rural, intensificou as patrulhas fluviais, inspeções em comércios de pescado e bloqueios terrestres para combater a pesca ilegal.
O período de defeso, iniciado em 5 de novembro, proíbe a pesca de algumas espécies para preservar o ciclo reprodutivo dos peixes. Desde o início da operação, as equipes de fiscalização realizaram 68 vistorias em peixarias e estabelecimentos comerciais, resultando em três autuações e multas que somam mais de R$ 11,4 mil. Além disso, quase 270 kg de pescado em situação irregular foram apreendidos.
Em Aquidauana, a PMA intensificou as ações, flagrando três casos de pesca predatória em um período de 24 horas. Os infratores, que utilizavam tarrafas, anzóis de galho e transportavam pescado ilegal, foram autuados, e os equipamentos de pesca foram apreendidos.
No domingo (17), uma operação em Coxim, na região do Barro Branco, flagrou dois pintados (peixes da espécie Pseudoplatystoma corruscans) dentro de um freezer, totalizando 17 kg. A apreensão foi realizada em mais uma ação contra a pesca ilegal, com a PMA cumprindo sua missão de proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais.
Além das operações de fiscalização da pesca, também houve apreensão de animais em transporte irregular. Na região de Copo Sujo, uma carreta foi interceptada transportando 28 equinos sem a Guia de Transporte Animal (GTA) e com sinais de maus-tratos. Os animais, que provavelmente tinham como destino o Paraguai, foram apreendidos, e o motorista foi conduzido à delegacia para responder pelo crime ambiental.
A operação Piracema segue intensificada durante todo o período de defeso, com o objetivo de proteger a fauna e flora do Estado, coibindo crimes ambientais e garantindo a preservação dos recursos naturais de Mato Grosso do Sul
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060