• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Operação Pantanal: Bombeiros combatem incêndio no Parque das Nascentes do Rio Taquari

Ação coordenada garante estabilidade na área e reforça medidas de prevenção em Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 01 Outubro de 2025 - 14:55 | Redação


Operação Pantanal: Bombeiros combatem incêndio no Parque das Nascentes do Rio Taquari
Com monitoramento constante, foi estabelecida uma estratégia de contenção dos focos nas áreas de cânions, onde o incêndio teve início. (Foto: CBMMS).

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atua no controle e na extinção de um incêndio florestal no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), localizado entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica.

O fogo, iniciado há cerca de duas semanas, aparentemente provocado por uma descarga elétrica, vem sendo combatido e monitorado pela equipe da base avançada instalada na região. Desde o fim de semana, as chuvas registradas contribuíram para a redução das chamas, que permanecem ativas apenas em áreas já queimadas desde o dia 7.

Com monitoramento constante, foi estabelecida uma estratégia de contenção dos focos nas áreas de cânions, onde o incêndio teve início. A ação foi essencial para impedir o alastramento do fogo e garantir a segurança das demais regiões do parque. As equipes permanecem no local, realizando também o combate noturno.

“Desde o início do foco, estamos monitorando e também foi estabelecida uma estratégia de contenção nas áreas de cânions. É inviável o acesso terrestre para combate direto ao fogo, e os alijamentos de água com a aeronave Air Tractor, ou qualquer outra, são limitados pela geografia do local. Por isso, construímos aceiros, linhas de defesa e fogo de supressão”, explicou o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), major Eduardo Teixeira.

As técnicas utilizadas contam com o apoio da Brigada de Alcinópolis, da Prefeitura de Costa Rica, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), além de fazendeiros e produtores rurais da região.

“Todos atuaram para conter o fogo na região dos cânions, evitando que o incêndio se propagasse para as áreas produtivas do entorno. Desde antes do surgimento do foco, o Corpo de Bombeiros já tomava medidas para proteger aquela área. As ações foram executadas conforme as condições do terreno e da vegetação. Temos registro de chuva em todo o parque desde ontem”, finalizou o major.

Além do trabalho realizado pelo CBMMS, a atuação no PENT também contou com brigadistas de Alcinópolis, treinados pelo Corpo de Bombeiros, e com o apoio do Exército Brasileiro, que recebeu preparação específica para o enfrentamento a incêndios florestais.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  pantanal  rio-taquari  cbmms