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Obras de duplicação e faixas adicionais na BR-163 entram em fase de pavimentação

Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas em Campo Grande (entre os kms 452 e 460), Jaraguari (entre os kms 510 e 511) e Bandeirantes (entre os kms 535 e 546)

Quinta-feira, 04 Dezembro de 2025 - 07:25 | Thays Schneider


Obras de duplicação e faixas adicionais na BR-163 entram em fase de pavimentação
Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas em Campo Grande (entre os kms 452 e 460), Jaraguari (entre os kms 510 e 511) e Bandeirantes (entre os kms 535 e 546) (Foto Divulgação)

As obras de ampliação da BR-163/MS entram em uma nova etapa com o início da execução da estrutura de pavimento em diferentes pontos da rodovia. A Motiva Pantanal, concessionária responsável pela administração e operação da rodovia, avança com os trabalhos de duplicação em Campo Grande, Jaraguari e Bandeirantes, e também com a implantação de camadas de pavimento das faixas adicionais em Mundo Novo. Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas em Campo Grande (entre os kms 452 e 460), Jaraguari (entre os kms 510 e 511) e Bandeirantes (entre os kms 535 e 546).

 Nessas localidades, as equipes da Motiva Pantanal executam os serviços de implantação das camadas iniciais da estrutura de pavimento, além de drenagem, terraplenagem e implantação de dispositivos de segurança e acessos.

 Paralelamente, em Mundo Novo, as faixas adicionais entre os kms 7 e 11 e entre os kms 28 e 31 também avançam com o início das camadas inferiores de pavimento, reforçando o compromisso da concessionária em ampliar a capacidade da via e melhorar as condições de tráfego nos trechos de maior movimentação.

 O contrato otimizado, assinado em agosto deste ano junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), garantiu a retomada imediata das obras e a execução antecipada de melhorias estruturais em toda a extensão da rodovia.

 As intervenções fazem parte do contrato otimizado de concessão, que prevê mais de R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo dos 29 anos de vigência. Ao todo, estão previstos 203 quilômetros de duplicações, 147 quilômetros de faixas adicionais, 23 quilômetros de marginais, cinco contornos urbanos, passagens de fauna, rede 4G em toda a BR-163/MS e três Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros. O projeto inclui ainda rotatórias, trevos e dispositivos de acesso voltados a aumentar a fluidez e a segurança viária.

 “O início da pavimentação marca um novo momento das obras da BR-163/MS. Estamos avançando com ritmo forte em diferentes regiões, garantindo mais conforto, fluidez e segurança aos motoristas. Cada trecho entregue é um passo importante para uma rodovia mais moderna e eficiente”, afirma Marcus Vinicius Pereira, gerente de Engenharia da Motiva Pantanal.

 

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