Geral
Nova lei obriga auxílio a idosos e pessoas com deficiência em bancos
Quinta-feira, 07 Novembro de 2019 - 14:14 | Redação
Foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lei de autoria do deputado estadual Cabo Almi (PT) que dispõe sobre o atendimento aos idosos e às pessoas com deficiência nas agências bancárias de Mato Grosso do Sul.
A Lei nº 5.430 obriga as agências bancárias a disponibilizar um funcionário para atendimento preferencial aos idosos e às pessoas com deficiência nos terminais de autoatendimento. Isso durante o horário de funcionamento dos bancos.
Ao todo, foram sancionadas cinco novas leis estaduais. Entre as normativas estão textos que tratam da proibição da venda de “slimes” com o produto químico bórax e do atendimento específico para idosos e pessoas com deficiência em terminais de autoatendimento dos bancos.
Agosto Cinza - Com o aumento do número de queimados pelo Brasil, Mato Grosso do Sul passa a contar com um mês para conscientização sobre o tema. Conforme a Lei nº 5.431, de autoria do deputado Marçal Filho, fica instituído o “Agosto Cinza” como Mês Estadual de Conscientização do Cidadão no Combate aos Incêndios e Queimadas.
O Poder Executivo, por meio de ações nas áreas da Educação, Meio Ambiente e Saúde, em conjunto com as entidades públicas e/ou privadas, poderá realizar campanhas de conscientização, prevenção e combate aos incêndios e queimadas, nas zonas urbanas e rurais do Estado.
Cursos para oficiais e praças - De autoria do Executivo, a Lei nº 5.432 dispõe sobre os requisitos para o concurso público para o ingresso nos Cursos de Formação das Carreiras de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
Conforme justificativa enviada à Assembleia, a lei tem por objetivo promover adequações na necessidade de repetição dos exames de Saúde, Capacitação Física e Investigação Social para candidatos remanescentes, na exigência da acuidade visual, bem como na participação de candidatas grávidas nos certames, para fins de ingresso nas carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, mediante concurso público.
Últimas Notícias
- Dourados - 10:09 Prisão de suspeito de ataques sexuais é confirmada após audiência
- Interior - 09:47 Colisão mata idoso de 70 anos
- Estelionato - 09:20 Golpista oferecia ajuda e furtava clientes em caixas eletrônicos
- Oportunidades - 08:50 UFGD convoca candidatos para provas do concurso de técnicos-administrativos
- Oportunidades - 08:30 MS Florestal promove mutirão de contratações cidade de MS
- Desaparecimento - 08:00 Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira
- Bolsonaro - 07:40 Oposição usará voto de Fux para tentar anistia para Bolsonaro
- Acidente - 07:25 Familiares lamentam morte de Gabriel
- Charge - 07:00 Lobo-guará é flagrado "dando um passeio" no Nova Lima
- Poder Judiciário - 07:00 TJMS lança campanha para atrair jurados voluntários