Geral
Nova lei exige retirada de fios mortos
Quinta-feira, 28 Março de 2019 - 16:55 | Redação
A concessionária de energia elétrica e demais empresas que instalam fios em postes de Campo Grande estão obrigadas a retirarem aqueles que estiverem inutilizados. A obrigação consta do Projeto de Lei Complementar 572/18, aprovado pela Câmara de Vereadores, que havia sido vetado pelo prefeito, mas cujo veto foi derrubado, possibilitando que a norma se torne lei municipal. A proposta é do vereador André Salineiro.
O projeto estabelece regras às empresas de energia elétrica, internet, telefonia e TVs a cabo para regularizar fiações de postes das vias públicas da Capital. Consta ainda que a distribuidora de energia elétrica, detentora da infraestrutura dos postes, terá que notificar as empresas que cometerem irregularidades. Há, inclusive, previsão de multa que será paga ao poder público municipal em caso de descumprimento das normas.
O Município, em sua justificativa do Veto, tinha alegado tratar-se de atribuições da União. Na defesa do Projeto, o vereador Salineiro destacou que há interesse local e que se trata de competência do Município. “Quem percorrer as ruas vai perceber necessidade e problemas na fiação”, afirmou. Ele considera que o Executivo, por meio da Procuradoria Municipal, não agiu por má fé, mas sim um equívoco no âmbito jurídico. “Precisamos da responsabilização das empresas para garantir segurança”, manifestou o autor da proposta. A maioria dos vereadores opinou pela rejeição ao veto.
(Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores)
Últimas Notícias
- Habitação - 08:13 Pessoas com Microcefalia terão prioridade em programa habitacional
- Infraestrutura - 07:40 Viaduto deve ampliar tráfego
- Dourados - 07:21 Avô acusado de estupro contra netos é preso em Dourados
- Empregabilidade - 07:00 Ação de empregos tem foco em PCDs
- Charge - 06:47 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital