Geral
No mês em que é comemorado o Dia do Livro veja dicas para os pequenos
Em abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18, e o Dia Mundial do Livro, no dia 23
Sexta-feira, 19 Abril de 2024 - 16:49 | Laura Cação

Ler é um hábito. A frase é conhecida por muitos, mas pode intrigar quem não gosta de sentar e ler um livro, por exemplo. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, aponta que, o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Para reverter a baixa leitura no país, uma alternativa é incentivar a leitura desde a infância.
No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil ,18 de abril e Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a pedagoga, psicóloga e professora da Estácio, Maisa Colombo Lima, explica que a leitura proporciona o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança.
“Um adulto saudável se constrói com relações positivas na infância. Os pais devem estimular o interesse por livros quando a criança ainda é bebê, utilizando livros de banho ou pano, pois, além de uma forma de atenção e carinho, contribui para desenvolver o hábito da leitura na criança”, afirma.
Ao ler para uma criança, o adulto está colaborando com o desenvolvimento mental e do senso crítico, além de estimular a afetividade e criatividade, o que acaba diminuindo a ansiedade. Entre os aspectos positivos, estão, ainda, o enriquecimento do vocabulário e do conhecimento.
Na hora de escolher um livro para os pequenos, é importante levar em consideração o desenvolvimento psicológico da criança, que não depende exclusivamente da idade. O nível de conhecimento, de domínio de leitura e o amadurecimento dela devem ser levados em conta na escolha. “Existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico”, detalha a pedagoga.
Que tal aproveitar o Dia do Livro para inserir a leitura na rotina das crianças? Confira as dicas da professora da Estácio, Maisa Colombo:
- Não adianta falar para os pequenos lerem se os pais vivem no celular. É necessário dar exemplo;
- As crianças gostam de planejamento. Portanto, estabeleça um horário para a leitura;
- Os livros precisam estar sempre à mão. Deixe-os à disposição conforme a faixa etária das crianças;
- Deixe que os bebês e crianças maiores também explorem os livros, mudem as páginas e vivam um momento de descoberta;
- Nunca imponha a leitura. Este é um momento que deve ser prazeroso e não um castigo;
- Ao ler para uma criança, interprete a história. Dê vida aos personagens.
Últimas Notícias
- Polícia - 18:26 Jovem cumpre internação provisória após infanticídio em Paranaíba
- PMA - 18:06 Dois foragidos são presos na zona rural de São Gabriel do Oeste
- Campo Grande - 17:46 Militar sofre acidente de moto na capital
- MPMS - 17:32 Ex-servidores são condenados por desviar R$ 1,8 milhão do HRMS
- Sede de aprender - 17:10 Ministério Público conclui vistorias em escolas públicas do MS
- Paranaíba - 16:54 Operação Sansão concluída com condenação de envolvidos
- Sabores - 16:39 Três Lagoas realiza Festival Gastronômico Caipira no fim de semana
- Campo Grande - 16:16 Pátio oferece diversão iluminada, colorida e de graça
- Saúde - 15:54 Especialista alerta para a importância da prevenção do câncer colorretal
- Diversão - 15:30 Paquera nos Bairros resgata os bons tempos, diz Lucas de Lima