Geral
No centro, vendas natalinas seguem discretas
O período de final de ano promete movimentar cerca de R$ 1 Bilhão na economia do Estado
Quinta-feira, 21 Dezembro de 2023 - 07:25 | Keyla Santos

Na manhã desta quinta-feira (21), a equipe de reportagem do Diário Digital foi até a região central de Campo Grande para ouvir os comerciantes sobre o movimento de clientes no final de ano.
O período de final de ano promete movimentar cerca de R$ 1 Bilhão na economia do Estado, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e Sebrae MS. O montante injetado na economia de Mato Grosso do Sul é 17% maior que do ano de 2022.
Cleuber Ricardo de 37 anos, gerente da loja Gazim conta que o movimento maior foi em novembro. “ Em novembro foi um mês espetacular. Essa loja nossa, por exemplo, bateu o recorde de vendas de faturamento. Praticamente cinco anos que a gente aberto, foi o mês que mais vendeu desde a abertura dela. Se a gente falar de gazim, de toda a rede de gazim, foi o mês que mais vendeu dentro dos 58 anos que completamos na semana passada.” Explicou

Cleuber conta quais os itens mais vendidos na época de natal." A procura pelo ar-condicionado cresceu bastante desde a primeira onda de calor, e o celular agora já aumentou bastante. O celular aumenta bastante mais de última hora. A última hora ali o pessoal vem em compra para levar, mas também é um dos queridinhos, é um dos mais procurados, sem dúvida nenhuma, para o final de ano." Concluiu
Silvio Oliveira de 22 anos, é gerente da lojasMM comentou que ele espera que na véspera espera que o movimento aumente. “ Ainda estou sentido meio tímido,o brasileiro sempre tem essa, de lá para o dia 24, 23, quer comprar os presentes de Natal. Bem provável que estamos nessa esperança, eles vem meio tímido já desde semana passada, ainda está continuando a mesma vibe ainda. Bem provável que nos últimos dias vai ser o de maior movimento.” Relatou

Durante a passagem pelo centro a equipe de reportagem falou com alguns clientes sobre as compras de natal. Milena da Silva Farias de 24 anos, conta que até o momento só comprou um presente para o amigo oculto. Ainda vai comprar o restante fazendo parte da porcentagem das pessoas que vão deixar para os últimos dias.

Fiscaliza Procon: Edição de Natal
A ação abrangerá um período de três dias e será realizada em diversas regiões de Campo Grande, incluindo shoppings e estabelecimentos comerciais em vários bairros da cidade. A equipe do Procon estará presente para verificar e orientar os fornecedores sobre as conformidades necessárias, garantindo assim a segurança e a satisfação dos consumidores.
Durante a ação, os fiscais do Procon estarão atentos a várias questões, como a prática de preços abusivos, a qualidade dos produtos, a adequação das embalagens, a possíveis propaganda enganosas, a disponibilidade de informações claras sobre os produtos e serviços, entre outros aspectos relevantes para os consumidores.
Essa iniciativa tem como objetivo principal assegurar que os consumidores não sejam prejudicados por práticas comerciais abusivas ou desleais durante o período natalino, quando as compras tendem a aumentar significativamente. Além disso, busca-se conscientizar os fornecedores sobre a importância de agir de forma ética e transparente, respeitando os direitos do consumidor.
O Procon Municipal ressalta que, em caso de irregularidades constatadas durante a fiscalização, serão orientados a regularização, visando à proteção dos consumidores e à correção das práticas inadequadas. Para isso, os consumidores são incentivados a denunciar pelo 156 – opção 2, qualquer problema encontrado ou suspeita de fraude, contribuindo para a eficácia da ação e para a promoção de um ambiente de consumo mais justo e seguro.
“Com a realização da ação Fiscaliza Procon: Edição de Natal, o Procon Municipal reafirma seu compromisso em zelar pelos direitos dos consumidores e em garantir um Natal tranquilo e satisfatório para todos”, aponta o Subsecretario do Procon Municipal José Costa Neto.

Últimas Notícias
- Educação - 11:00 Inscrições para o Encceja PPL podem ser feitas até 11 de Julho
- Concurso - 10:50 Governo quer CNU como política permanente e provas a cada dois anos
- Literatura - 10:35 Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na Academia de Letras
- Prisão em flagrante - 10:10 Homem é preso, após tentar fugir, com 78 kg de maconha
- Direitos Humanos - 09:50 Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima
- Ponta Porã - 09:30 Ônibus escolar é apreendido com mais de duas toneladas de maconha
- São Gabriel do Oeste - 09:00 Bebê de cinco meses morre após carro da família colidir com animais soltos na MS-430
- Mais caro - 08:39 Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir desta quarta
- Charge - 08:31 Passagem de elefanta por rodovia de MS é monitorada
- Aero Rancho - 08:21 Jovem sofre tentativa de homicídio