Geral
Município de MS é o primeiro a vencer em duas categorias do prêmio Prefeito Empreendedor
Iniciativa de destaque é a educação empreendedora, com implementação da matéria, na rede pública
Sexta-feira, 01 Julho de 2022 - 18:10 | Isabela Duarte

Pela primeira vez na história do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor um município venceu em duas categorias. O feito foi de Chapadão do Sul (MS), uma cidade que coloca o empreendedorismo em todos os setores e facilita a abertura de negócios.
O prefeito João Carlos Krug, que já havia sido premiado também em 2019, teve o trabalho reconhecido em duas categorias, "Desburocratização", a nível nacional, e "Cidade Empreendedora Região Centro-Oeste".
Dois dos maiores feitos da iniciativa de João Carlos são o alvará imediato, aprovando a abertura de negócios apenas com o CNPJ e um decreto municipal que descartou a necessidade de licenciamento para 654 atividades empresariais consideradas de baixo risco, superando o licenciamento do decreto federal.
Outra iniciativa é a educação empreendedora, com a implementação da matéria de modo curricular, ensinando os alunos os fundamentos do empreendedorismo e do controle financeiro.
"Essas são ações que a gente já desenvolve no dia a dia, é um projeto bastante abrangente. Estamos muito felizes por ser a primeira vez que um município recebe esses dois prêmios, é um reconhecimento do nosso trabalho", afirma o prefeito de Chapadão do Sul.

O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destaca que o município tem um diferencial por envolver a sociedade, com grande planejamento e metas.
"É uma mudança de mentalidade. O empreendedorismo é importante porque o setor público por si só não consegue mais gerar empregos, a iniciativa traz um olhar diferenciado, fazemos coisas novas e obtemos novos resultados", revela Tito.
Ele ainda destaca o indicador de que o Estado é o quarto maior em geração de emprego meste ano, com o Sebrae como um impulsionador desse crescimento.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa reconhecer boas práticas de gestão nos municípios, onde a população está, com as prefeituras criando espaço para o projeto se desenvolver.
"Importante é já trabalhar o projeto há um tempo para ver como ele é na realidade. Sobre a desburocratização, isso é facilitar para o trabalhador e ter a ousadia de tirar os 'nós' das leis", afirma o diretor em exercício do Sebrae.

Educação - Além da teoria, estudantes também aplicam na prática os conhecimentos de administração financeira. Com ajuda de universitários, as crianças administram uma horta municipal, na qual vendem as hortaliças produzidas.
Também na escola rural, eles aprendem a produzir um fertilizante natural, que pode ser vendido para os populares e ainda, recolhem óleo de cozinha usado, em parceria com uma empresa, que reverte o valor desse material para os próprios alunos.
"Esse dinheiro eles administram com a escola, em conjunto. Eles identificam uma necessidade ou um passeio e investem em algo coletivo, como por exemplo, a compra de bolas para a quadra", explica o prefeito.
"É sair da escola com uma mentalidade aberta e mais preparada para o dia a dia. Talvez eles nem serão empresários, mas já estão aprendendo gestão financeira, e até os professores aprendem junto com eles", conclui João Carlos.

Investimentos - Com a política de compras públicas, a prefeitura de Chapadão do Sul é abastecida por produtos advindos do próprio município. Cerca de 86% das compras e licitações movimentam a economia interna.
"Mais de R$700 mil reais vêm da movimentação de Chapadão, esse dinheiro não vai embora do Município", afirma o prefeito. Ele ainda destaca que o número de Microempreendedores Individuais (MEI) aumentou em mais de cinco vezes com as iniciativas e a população do município cresce 12% ao ano.
Além disso, desde 2018 há a política "papel zero", digitalizando todos os documentos da cidade e agilizando processos burocráticos. "A economia de papel e toner é de R$ 230 mil", explica o político.
"O propósito de tudo é criar uma governança, com políticas pública e privadas, trabalhando em um mesmo objetivo, com população participativa e associações engajadas", conclui Tito Estanqueiro.

Últimas Notícias
- Teste do pézinho - 19:12 Saúde aumenta em 30% recursos para programa do teste do pezinho
- "É uma cilada, Bino!" - 18:37 Preso integrante de quadrilha que rouba caminhões na capital
- Nioaque - 18:05 Condenado por feminicídio é sentenciado a 21 anos de prisão
- TRANSformando Histórias - 17:50 MPMS participa da 2ª edição do 'TRANSformando Histórias' na Capital
- Feminicídio - 17:30 Sogra é morta pelo genro e feminicida é preso em Selvíria
- ALEMS - 17:10 É lei: Supermercados deverão fornecer carrinhos adaptados em MS
- 'Mute' - 16:50 Operação policial realiza inspeção em prisões do MS
- Alerta! - 16:30 Oitavo caso de morcego positivo para raiva acende alerta para Capital
- Educação - 16:16 Inscrição para certificador de provas do Inep é prorrogada até dia 7
- Planejamento - 15:51 População pode dar sugestões sobre novo empreendimento no São Francisco