Geral
Mulheres com deficiência aprendem a adaptar peças de roupas na Capital
‘Oficina de Adaptação para Roupas Inclusivas’ é ministrada por Julia Delphino
Quinta-feira, 16 Maio de 2024 - 14:50 | Redação

Está sendo realizado nesta semana o Projeto Bocaiuva realiza a “Oficina de Adaptação para Roupas Inclusivas”, ministrada por Julia Delphino, para mulheres com deficiência. Membras da Associação de Mulheres com Deficiência de Campo Grande (Amdef CG) aprenderão como adaptar as suas próprias peças de roupas de acordo com as suas necessidades. Além de oferecer mais autonomia para esse público, a oficina visa uma oportunidade para adquirir renda extra por meio da costura. As atividades seguem até o dia 17 de Maio.
Julia Delphino, ministrante da oficina, salienta que a sua expectativa é de aprendizado mútuo. “A educação é uma via de mão dupla. A expectativa é de que elas consigam sugar o máximo de conhecimento que elas puderem nesse curto tempo. Também, tenho muita expectativa de aprender com elas, pois são mulheres com muita experiência de vida”.
Julia destaca, também, que por meio da oficina as alunas terão mais autonomia e poder de escolha de seu vestuário. “Elas saberão escolher aquilo que é melhor para elas, com acesso à informação. Poderão valorizar aquilo que elas querem que seja valorizado no corpo, seja o colo, as pernas, as unhas... Com liberdade para usar aquilo que quer e lhe cai bem, adaptado à sua deficiência”.
Regina Cruz, presidente da Amdef, associação que recebe a oficina, afirma que as aulas trarão mais senso de independência para as mulheres com deficiência. “Nós temos limitações físicas e intelectuais, mas queremos viver uma vida de autonomia”.
Projeto Bocaiuva - A oficina é fruto do Projeto Bocaiuva, idealizado pelos designers de moda Eduardo Alves e Luane Sales. A iniciativa surgiu da necessidade de trazer a inclusão de pessoas com deficiência para o mercado da moda.
O Projeto Bocaiuva é realizado com apoio do FIC (Fundo de Investimento Cultural) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e, além da oficina de adaptação para roupas inclusivas, oferece cursos de modelagem, confecção, adaptação e upcycling de roupas inclusivas para pessoas com deficiência.
Um dos idealizadores do projeto, Eduardo Alves, explica que as atividades objetivam a qualificação para a moda inclusiva. “O nosso objetivo com os cursos é trabalhar a parte da qualificação profissional, desde novos estilistas e marcas que já estão no mercado. Queremos aprimorar o trabalho dessas pessoas e marcas para acessibilizar o vestuário para pessoas com deficiência ou idosos”.
Últimas Notícias
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave
- Conferência - 17:50 ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência dos Direitos Humanos na quinta
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista