Geral
MS monta grupo de trabalho para debater objetivos da ONU para 2030
Grupo de trabalho fará levantamento das ações já desenvolvidas no Estado
Quarta-feira, 30 Agosto de 2023 - 14:39 | Redação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem) promoveu uma reunião de trabalho sobre a agenda dos 17 objetivos sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas). Foi definido que será montado um grupo de trabalho em relação ao tema e um levantamento das ações que já foram desenvolvidas para o cumprimento das metas no Mato Grosso do Sul.
“Conversamos hoje sobre a formação de um grupo estadual de políticas de sustentabilidade de acordo com os 17 objetivos sustentáveis da ONU. Demos alguns encaminhamentos importantes, como a formatação de um decreto, a formalização do grupo que vai discutir isto e da estruturação da governança desta agenda”, afirmou Thaner Nogueira, secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo.
Ele destacou que esta ação do Estado em cumprir estas metas da ONU vai abrir caminhos importantes, inclusive permitindo ter acesso a mais recursos. “Vamos nos consolidar como uma liderança na pauta sustentável. Um caminho que vai nos dar muitas vantagens e oportunidades. O grupo vai ser formado por instituições muito fortes e sérias do Estado”, completou.
Será feito um levantamento junto as instituições públicas e da sociedade civil para elencar que ações já estão sendo desenvolvidas no âmbito do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que faz parte da Agenda 2030 da ONU. O objetivo é fomentar que está sendo feito e assim elaborar um relatório geral de conjuntos, ações e indicadores.
“Estamos reunidos na sede da Governadoria para falarmos sobre a Agenda que está pautando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, já é algo consolidado e atrelado a 193 signatários, inclusive o Brasil. Mato Grosso do Sul está atento a toda esta questão. O Estado pode ser o pioneiro a formalizar a sua comissão estadual para discussões e encaminhamentos sobre o tema”, avaliou Marcos Rocha Martins Silva, coordenador estadual do Movimento Nacional ODS.
Participaram da reunião representantes da Fundect, SED, Sejusp, Assomasul, Cassems, Segem/Segov, Sead, Semadesc, Senar/Famasul, Fiems, Energisa e Caixa Econômica Federal.
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 13:47 Abertas inscrições para nova turma do curso de preparação à adoção em MS
- Saúde - 13:32 Caminhada 'Passos pela Vida' mobiliza Dourados em prol da doação de órgãos
- Oportunidades - 13:00 Novos cursos gratuitos para mulheres
- Oportunidades - 12:19 Prefeitura de Três Lagoas convoca profissionais de Apoio à Inclusão Escolar
- Vida profissional - 11:57 Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro no setor industrial
- Câmara Municipal - 11:37 Procuradoria firma parceria para fortalecer políticas em defesa das mulheres
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho