Geral
MS lança painel inédito sobre a população LGBTQIA+
Primeira vez um conjunto de informações, antes disperso ou inexistente, ganha formato público e sistematizado
Quarta-feira, 03 Dezembro de 2025 - 07:00 | Redação

Pela primeira vez, Mato Grosso do Sul reúne, em um único instrumento, dados sobre uso de nome social, casamentos, políticas públicas e indicadores sociais que ajudam a revelar quem é a população LGBTQIA+ do Estado, onde está, como vive e de que forma o poder público pode aprimorar suas ações para garantir direitos, proteção e cidadania.
O levantamento integra o 7º Painel do Observatório da Cidadania, iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da UFMS, que reúne, sistematiza e torna acessíveis informações estratégicas sobre diferentes grupos populacionais. Criado para apoiar decisões de gestão pública baseadas em evidências, o Observatório já apresentou painéis dedicados às mulheres, pessoas idosas, população negra, pessoas com deficiência e juventude. Agora, amplia seu alcance ao lançar, pela primeira vez na história do Estado, um painel inteiramente voltado à população LGBTQIA+.
Entre os dados, aparecem registros de violência, mais de 300 nomes sociais formalizados em 2024, crescimento de uniões, especialmente entre mulheres, e lacunas de políticas públicas ainda pouco mensuradas nos municípios.
Para o coordenador do Observatório da Cidadania, professor da UFMS, Samuel Oliveira, o painel representa um passo decisivo, já que pela primeira vez esse conjunto de informações, antes disperso ou inexistente, ganha formato público e sistematizado.

“Fortalece a produção de informações e evidências que orientam políticas voltadas à população LGBTQIAPN+ e amplia a consciência coletiva sobre a diversidade que compõe o nosso Estado”, afirma.
Desde sua criação, em 2024, o Observatório da Cidadania tem funcionado como um mapa vivo da realidade social de Mato Grosso do Sul. A cada novo painel, amplia não só o volume de informações disponíveis, mas também a capacidade do Estado de formular ações mais eficazes, equitativas e orientadas pelas necessidades reais da população.
O painel LGBTQIA+ é público, gratuito e acessível, e marca mais do que um avanço técnico: representa o compromisso do Estado em reconhecer trajetórias, vulnerabilidades e direitos historicamente negligenciados. Em um cenário onde a violência ainda é elevada e o acesso a políticas públicas é desigual, o novo painel ilumina caminhos e abre possibilidades.
Para acessar o Observatório da Cidadania, clique aqui.
Últimas Notícias
- Dourados - 07:15 Criança chega à escola com ferimentos e pai é preso por maus-tratos
- Cidadania - 07:00 MS lança painel inédito sobre LGBTQIA+
- Charge - 06:16 Dupla é presa tentando repassar dinheiro falso em comércios
- Campo Grande - 18:50 Furto de bomba de poço artesiano termina em tentativa de homicídio
- Oportunidades - 18:10 TJMS publica resultado da isenção da inscrição no concurso de servidores
- Ribas do Rio Pardo - 17:55 Dupla é presa tentando repassar dinheiro falso em comércios
- Saúde Pública - 17:35 Regional recebe cinco proposta de PPP
- Nacional - 17:09 Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
- Campo Grande - 16:50 Dois membros de facção são presos antes de executar rival
- Coxim - 16:33 Agressor mantinha adolescente em cárcere

