• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

MS Citrus Summit vai debater expansão da citricultura em Três Lagoas

Estado projeta mais de 30 mil hectares em novos pomares e se consolida como nova fronteira da atividade no país

Terça-feira, 02 Dezembro de 2025 - 14:50 | Sandra Salvatierre


MS Citrus Summit vai debater expansão da citricultura em Três Lagoas
nos dias 10 e 11 de dezembro, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas e apoio do Fundecitrus, Famasul, Fiems e Sebrae, dois grandes eventos voltados à estruturação do setor citrícola no Estado. (Foto: Álvaro Rezende | Secom)

Com mais de 15 mil hectares em produção e cerca de 7 milhões de mudas implantadas, a citricultura avança em ritmo acelerado em Mato Grosso do Sul. Somados aos mais de 30 mil hectares já prospectados para os próximos anos, o setor se firma como uma das principais apostas do agronegócio estadual para diversificação econômica, geração de renda e atração de investimentos.

Para ampliar o diálogo e fortalecer estratégias de desenvolvimento sustentável da cadeia, a Semadesc  juntamente com suas vinculadas Iagro e Agraer promove, nos dias 10 e 11 de dezembro, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas e apoio do Fundecitrus, Famasul, Fiems e Sebrae, dois grandes eventos voltados à estruturação do setor citrícola no Estado.

Primeiro dia – Capacitação Técnica

No dia 10 de dezembro, ocorre o Encontro Regional de Capacitação em Citricultura, direcionado às equipes técnicas e de fiscalização dos municípios. O objetivo é alinhar conceitos, atualizar procedimentos e reforçar práticas essenciais para uma expansão segura e integrada da cadeia produtiva.

Com participação de especialistas das instituições parceiras, o encontro promoverá troca de experiências, atualização técnica e fortalecimento das ações de defesa sanitária — ponto central para o crescimento estruturado da citricultura no Estado.

As atividades serão realizadas no Espaço Sesi MS, em Três Lagoas.

Segundo dia – MS Citrus Summit

Em 11 de dezembro, o MS Citrus Summit reunirá o governador Eduardo Riedel, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, autoridades e grandes nomes da citricultura brasileira. A programação vai ampliar o debate para temas estratégicos, produtivos, regulatórios, mercadológicos e ambientais.

Entre os tópicos em destaque estão modelos de expansão, ambiente regulatório, defesa sanitária, perspectivas globais e o posicionamento de Mato Grosso do Sul como nova fronteira da citricultura no Brasil.

PROGRAMAÇÃO
10 de dezembro – Espaço Sesi MS

13h – Credenciamento
14h – Abertura Oficial

14h30 às 15h20 – Painel 1
A Citricultura no MS / Oportunidades (Semadesc)
– Cenário atual e localização dos projetos
– Atração de investimentos
– Geração de emprego e renda

15h20 às 16h – Painel 2
Principais Doenças e Sanidade (Fundecitrus)
– Psilídeo e Greening (HLB): identificação, monitoramento e controle

16h – Intervalo

16h20 às 17h10 – Painel 3
Políticas Públicas e Normativos (Iagro)
– Estrutura regulatória
– Defesa sanitária
– Manejo e fiscalização

17h15 – Espaço para Perguntas

11 de dezembro – Espaço Sesi MS

8h – Abertura com o governador Eduardo Riedel e autoridades

9h às 10h – Palestra Magna
“Uma Nova Perspectiva para a Citricultura” – Marcos Fava Neves

10h às 11h – Painel 1: Políticas Públicas e Práticas ESG
Mediador: Jaime Verruck (Semadesc)
– Defesa sanitária e segurança jurídica – Iagro
– Boas práticas – Fundecitrus
– Combate ao HLB – Fundecitrus

11h às 12h – Painel 2: Produção e Ambiente de Negócios no MS
Mediador: Rogério Bereta
– MS como nova fronteira da citricultura
– Cadeia produtiva e relação produtor/indústria
– Implantação de novos pomares

15h às 17h30 – Visita Técnica
Fazenda Paraíso – Eduardo Sgobi

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas separadamente para cada dia:
(67) 98139-1255
Citrus Summit – 11/12 pelo link disponibilizado pelos organizadores

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mato-grosso-do-sul  tres-lagoas  laranjas  pomar