Geral
MS cai uma posição e é o 3º do país com maior população indígena
População indígena total de MS ultrapassa os 116 mil e fica atrás apenas dos estados de Amazonas e Bahia
Segunda-feira, 07 Agosto de 2023 - 11:34 | Redação

Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com a maior população indígena em todo país. Ao todo, são 116.346 pessoas indígenas residentes em solo sul-mato-grossense. No novo Censo Demográfico 2022, o Estado caiu uma posição no ranking.
Em 2010, Mato Grosso do Sul levava o título de segundo estado no país com a maior população indígena. Hoje, fica atrás do Amazonas e da Bahia. Nestes mais de 10 anos, o número de indígenas no território estadual aumentou 51,04%.
O Censo Demográfico Indígenas 2022 foi publicado nesta segunda-feira, 07 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta teve início em 1º de agosto de 2022 e os trabalhos de coleta e apuração foram concluídos em 28 de maio de 2023.
Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram presença de indígenas. Ainda, 62 municípios apresentaram aumento da população indígena entre 2010 e 2022. Conforme o IBGE, os cinco maiores municípios do Estado em população indígena são: Campo Grande, Dourados, Amambai, Aquidauana e Miranda.
No que se refere ao nível territorial de Terra Indígena, foram adicionadas seis novas unidades territoriais às 37 unidades de MS do Censo Demográfico 2010, sendo 02 delas provenientes de segmentações das novas Terras Indígenas consideradas e quatro novas porções de Terras Indígenas já existentes no Censo 2010, mas cujos limites foram aperfeiçoados no Censo 2022.
As Terras Indígenas de MS incluídas entre o Censo 2010 e o Censo 2022 foram: Jatayvari, Cachoeirinha, Ofayé-Xavante, Yvy-Katu, Taunay/Ipegue e Buriti.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta