Geral
MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica
Cerimônia em Brasília destaca o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica
Quinta-feira, 10 Abril de 2025 - 13:50 | Redação

Em Brasília (DF), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) marcou presença na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções do programa "Antes que Aconteça".
O documento celebra a parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a senadora Daniella Ribeiro e a deputada federal Soraya Santos, na sede do CNMP.
O programa foi criado para garantir recursos destinados ao fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, com foco na prevenção. Seus quatro objetivos principais são: fortalecer o cumprimento da Lei Maria da Penha, construir políticas públicas de justiça e segurança, ampliar o acesso à Justiça para mulheres e promover formação, capacitação e produção científica sobre os direitos das mulheres.
A iniciativa busca criar diversos mecanismos para a proteção feminina, como salas especializadas para atendimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias, cursos de defesa pessoal, Salas Lilás, monitoramento eletrônico e incentivo ao empreendedorismo feminino.
Na ocasião, o presidente do CNMP, Paulo Gonet, destacou os dados alarmantes sobre a violência contra mulheres: “Somente em 2024, o Brasil registrou 1.450 feminicídios, o que representa uma mulher morta a cada seis horas, além de 71.892 casos de estupro, o que dá uma média assustadora de 196 estupros por dia. Esses números representam vidas interrompidas, famílias destruídas, futuros destroçados e dignidade desprezada.”
Outro evento que contou com a participação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul foi a cerimônia de assinatura do Acordo Institucional entre o CNMP e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), realizada na sede do Conselho. O objetivo do acordo é estabelecer negociações para a contratação de produtos e serviços de tecnologia da informação para o CNMP e o Ministério Público brasileiro.
A iniciativa proporcionará condições comerciais diferenciadas e mais vantajosas, além de promover maior eficiência, economicidade e segurança jurídica nas contratações.
Os MPs poderão aderir ao acordo mediante solicitação e prévia aceitação do CNMP, por meio da assinatura do termo de adesão, sem necessidade de anuência adicional do Serpro.
Últimas Notícias
- Amambai - 18:00 Moto apreendida transportava 25 quilos de skunk
- Saúde - 17:53 Brasil e Paraguai unem forças para fortalecer a saúde nas fronteiras
- Maracaju - 17:35 Veículo furtado de Recife (PE) encontrado com tonelada de drogas
- Saúde - 17:17 Faculdade oferece atendimento nutricional gratuito em Campo Grande
- Oportunidades - 17:05 Abertas 94 vagas para entrevistas sociais
- Polícia - 16:59 Adolescente com carga milionária de drogas
- Limpeza - 16:38 Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo
- Meio Ambiente - 16:25 Construções em área de preservação deve passar por ajuste de conduta
- Batayporã - 16:10 Mulher falsificava autorização para retirar cesta básica em CRAS
- Prevenção de golpe - 16:00 OAB lança plataforma de verificação para prevenção de golpes